Ciência
18/11/2020 às 09:00•1 min de leitura
O Universo, este ano, parece que tem atendido com mais frequência os pedidos de “Vem meteoro” – dessa vez, uma bola de fogo explodiu nos céus ao sul de Portugal na madrugada desta segunda (16).
O bólido começou a ser seguido pelos sensores do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), e pelos observatórios astronômicos de Calar Alto, Sevilha e La Hita, na Espanha, assim que entrou na atmosfera da Terra.
Depois de entrar na atmosfera a 227 mil quilômetros por hora, a fricção da atmosfera com a rocha (provavelmente, o pedaço de um cometa), fez com que ela explodisse, a 60 quilômetros de altitude, em um clarão visto a olho nu em todo o sul do país.
O evento foi captado por inúmeras câmeras, como a do observatório de Calar Alto:
Em maio deste ano, um meteorito semelhante assustou os moradores da cidade de Tiros, em Minas Gerais. Depois de buscas pelas cercanias da cidade à procura de fragmentos do meteoro, um fazendo encontrou um pedaço de cerca de 400g, o que ajudou a identificar a procedência da rocha.
A análise do fragmento revelou que o agora chamado meteorito de Tiros é parte de Vesta, um dos maiores asteroides do Sistema Solar.