Bola de fogo explode sobre Portugal durante a madrugada

O Universo, este ano, parece que tem atendido com mais frequência os pedidos de “Vem meteoro” – dessa vez, uma bola de fogo explodiu nos céus ao sul de Portugal na madrugada desta segunda (16). 

O bólido começou a ser seguido pelos sensores do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), e pelos observatórios astronômicos de Calar Alto, Sevilha e La Hita, na Espanha, assim que entrou na atmosfera da Terra.

O meteoro cruzou toda a Península Ibérica até explodir sobre Portugal,, sendo seguido por observatórios como o Centro Astronómico Hispano-Alemán.

Depois de entrar na atmosfera a 227 mil quilômetros por hora, a fricção da atmosfera com a rocha (provavelmente, o pedaço de um cometa), fez com que ela explodisse, a 60 quilômetros de altitude, em um clarão visto a olho nu em todo o sul do país.

O evento foi captado por inúmeras câmeras, como a do observatório de Calar Alto:

https://twitter.com/amigos_calar/status/1328470708163371008

Um meteoro para chamar de brasileiro

Em maio deste ano, um meteorito semelhante assustou os moradores da cidade de Tiros, em Minas Gerais. Depois de buscas pelas cercanias da cidade à procura de fragmentos do meteoro, um fazendo encontrou um pedaço de cerca de 400g, o que ajudou a identificar a procedência da rocha.

A análise do fragmento revelou que o agora chamado meteorito de Tiros é parte de Vesta, um dos maiores asteroides do Sistema Solar.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.