Origami? Conheça a incrível invenção de casas dobráveis

Já imaginou viajar e poder levar a sua casa inteirinha junta de você? Foi pensando nisso que a startup Brette Haus, da Letônia, surgiu com o conceito das “Casas Origami”, uma espécie de residência móvel dobrável e que precisa de apenas 3 horas para se estabelecer em uma nova locação.

Além de já virem com fiação elétrica e sistema de encanamento embutido, as pequenas casas dobráveis surgem com um design inovador e tecnologias que vem impressionando muitas pessoas no setor imobiliário. Por não precisar de uma fundação permanente, o modelo ainda acaba sendo sustentável, visto que não causa muitos impactos na terra onde será instalado.

Residências dobráveis

(Fonte: Brette Haus)
(Fonte: Brette Haus)

Apesar de não ser a primeira empresa a criar um modelo de moradia dobrável, a Brette Haus foi pioneira em alguns conceitos muito inovadores. Dentro de cada estrutura, existe um mecanismo giratório de dobradiças de metal patenteado que permite-a expandir seu espaço de ocupação final em até 149%, fazendo com que seja a melhor casa dobrável atualmente no mercado.

(Fonte: Brette Haus)
(Fonte: Brette Haus)

Segundo a startup, cada modelo leva cerca de 8 semanas para ser finalizado e sua instalação em uma nova locação costuma durar 3 a 4 horas. Além de toda a praticidade, o fato do projeto também conter sistemas de encanamento, esgoto e eletricidade fazem com que ele seja um grande destaque para o futuro.

Casas de brinquedo

(Fonte: Brette Haus)
(Fonte: Brette Haus)

Em entrevista para o Oddity Central, o criador Gennadii Bakunin afirmou que sua inspiração para a ideia veio de sua infância. “É como se você estivesse brincando de LEGO, você tem várias partes separadas as quais precisam ser unificadas. A Brette Haus brinca de LEGO para um cliente e então constrói uma pequena casa perfeita para quem quer fazer uma mudança rápida”, comentou.

Na visão de Bakunin, após ter trabalhado anos na indústria de madeiras, a fabricação de casas pré-instaladas é a metodologia mais moderna de se fazer uma residência nos dias atuais. Atualmente, a Brette Haus oferece três designs diferentes das “Casas Origami“, que variam entre 20 e 50 metros quadrados — que custam de 18 mil a 30 mil euros.

Para o futuro, o empreendimento letão visa aumentar sua escala de produtividade e manufatura, o que possibilitaria a construção de mais domicílios dobráveis em espaços de tempo ainda menores.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.