Tubarão-elefante gigante morre misteriosamente na costa do Maine

11/01/2021 às 12:001 min de leitura

Na última terça-feira (5), pescadores da cidade de Bremen, nos Estados Unidos, descobriram um enorme tubarão-elefante de 8 metros, morto na costa de Greenland Cove, no Maine, de acordo com o site News Center Maine, com base em informações do Departamento de Recursos Marinhos (DMR) daquele estado.

Fonte: News Center Maine/Reprodução
Fonte: News Center Maine/Reprodução

A equipe do DMR Science Bureau e a Patrulha Marinha chegaram ao local por volta das 9h30, após terem sido notificados pelos pescadores locais. O pessoal do DMR coletou amostras do tubarão para realização de análises dietéticas, de envelhecimento e genéticas. Não foi apurada a causa da morte do peixe.

Os funcionários do DMR confirmaram que o espécime encontrado, do tamanho de uma caminhonete, é um tubarão-elefante macho (Cetorhinus maximus, termo em latim que equivale a “monstro marinho com o maior nariz”).

O tubarão-frade

https://www.youtube.com/watch?v=svVDN0EP1Vk

O tubarão-elefante é o segundo maior peixe do mundo e é a maior espécie de tubarão existente na Nova Inglaterra. Esses peixes cartilaginosos são encontrados em águas quentes em todo o mundo, muitas vezes migrando a milhares de quilômetros, sendo velhos conhecidos dos pescadores do Golfo do Maine, onde vão se alimentar de crustáceos.

Apesar de sua aparência assustadora, os tubarões-elefante são predominantemente inofensivos para os seres humanos. Eles se alimentam nadando com suas bocarras abertas e sugando milhares de toneladas de água do mar, da qual é filtrado o saboroso zooplâncton e pequenos invertebrados marinhos, através de suas guelras.

Fonte: Tanner Fields/Reprodução
Fonte: Tanner Fields/Reprodução

O nome do peixe em inglês, basking-sharp, se deve ao hábito que ele tem de se alimentar perto da superfície e ficar se “aquecendo ao sol” (basking). Se você der de cara com um bicho desses, ele não irá te morder, mas poderá te machucar com seu corpo áspero e duro, advertem os especialistas do Museu da Flórida.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: