Peixe-arqueiro usa jatos d'água precisos para derrubar presas

02/02/2021 às 06:002 min de leitura

O Toxotes jaculatrix, também conhecido como peixe-arqueiro, é um animal com hábitos de caça curiosos e visualmente impressionantes. Em vez de procurar presas apenas no ambiente marítimo, ele busca insetos e composições vegetais que ficam em planetas e na superfície — derrubando elas de onde estiverem usando um disparo de água preciso e eficiente.

Ele é encontrado em águas da Ásia e na Oceania, mais precisamente em manguezais e também rios. Indonésia e Papua Nova Guiné são as regiões em que a espécie é mais abundante. Medindo cerca de 25 centímetros de comprimento, ele apresenta uma cor esbranquiçada ou prateada, com até cinco listras escuras nas escamas.

Toxotes jaculatrix
Toxotes jaculatrix

Eles se alimentam especialmente de insetos de pequeno porte, aranhas e até pequenos lagartos que ficam presos em galhos ou folhas. E é justamente por esse comportamento de “atirador de elite” que o peixe se destaca.

O sniper da natureza

Ao identificar uma possível presa ainda debaixo d’água, ele sorrateiramente se aproxima da superfície e faz um rápido disparo. As caças podem ocorrer individualmente ou em grupo, sendo que as presas são disputadas pelos integrantes do cardume nesses casos.

O mecanismo biológico do peixe-arqueiro que permite o “tiro” envolve um movimento de compressão da língua no equivalente da espécie ao céu da boca, formando uma espécie de cano. Ele então fecha rapidamente os opérculos, que são os ossos da lateral da cabeça, criando um ambiente pressurizado que permite alavancar o líquido.

O vídeo abaixo mostra bem o momento em que ele captura e se alimenta de um animal.

O disparo de água normalmente tem um alcance de 1,5 metro, mas algumas espécies podem até mesmo dobrar essa distância. Quando o alvo é atingido, perde o equilíbrio e começa a cair em direção à água, o peixe rapidamente se move para o local do pouso e abocanha a presa. 

E esse não é apenas um método improvisado de caça: pesquisadores que estudam a espécie afirmam que eles possuem uma precisão calibrada e controlam até mesmo a velocidade do jato, que deve ser intensa na medida certa para derrubar o alvo.

O momento exato em que o peixe-arqueiro acerta uma vítima.
O momento exato em que o peixe-arqueiro acerta uma vítima.

O Toxotes jaculatrix não corre risco atual de extinção e é vendido também como peixe ornamental para aquários, sem grande comercialização para consumo ou em pesca.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: