Os maiores asteroides que já passaram próximo à Terra

18/02/2021 às 04:003 min de leitura

Ao longo da história, existem registros de alguns dos maiores asteroides que já passaram pela Terra. Em janeiro de 2021, um com o comprimento aproximado ao de um campo de futebol ficou muito perto da órbita terrestre. Chamado de 2021 AG7, ele impressionou pelo tamanho, com um diâmetro de 100 metros – pouco maior que a Estátua da Liberdade.

A aproximação assustou alguns entusiastas da astronomia, mas a NASA já havia constatado que não existia a possibilidade de o asteroide causar danos. Ainda assim, sua dimensão fez lembrar de alguns dos maiores corpos que já se aproximaram do nosso planeta, afinal alguns deles até mesmo causaram a extinção de raças inteiras.

Confira abaixo os oito maiores asteroides que já passaram pela Terra:

1. Theia

(Fonte: NASA/Reprodução)
(Fonte: NASA/Reprodução)

Talvez você não saiba que a própria Lua foi formada por causa de um asteroide. Isso mesmo! Cientistas acreditam que nosso satélite natural foi originado quando um corpo rochoso do tamanho de Marte, conhecido como Theia, colidiu com uma “Prototerra” há mais de 4 bilhões de anos.

2. Chicxulub

(Fonte: Detlev van Ravenswaay/Science Source/Reprodução)
(Fonte: Detlev van Ravenswaay/Science Source/Reprodução)

Um asteroide de 10 quilômetros de diâmetro atingiu a Terra há 65 milhões de anos, causando a extinção dos dinossauros. O impacto foi tão grande que originou a Cratera de Chicxulub, com 180 quilômetros de diâmetro.

3. 2019 OK

Em julho de 2019, um asteroide conhecido como 2019 OK voou entre a Terra e a Lua e quase não foi detectado pelos cientistas. O corpo ficou cerca de 65 mil quilômetros distante do nosso planeta, o que é considerado pouco pelos astrônomos. Do tamanho de um campo de futebol, caso nos atingisse, poderia ter causado muitos danos!

4. 2019 GC6

(Fonte: ESA/Reprodução)
(Fonte: ESA/Reprodução)

Outro exemplo dos maiores asteroides que já passaram pela Terra, mas que felizmente não causou nenhum dano, é o 2019 GC6. Em abril de 2019, ele chegou ainda mais perto que o exemplo anterior: foram apenas 219 mil quilômetros de distância!

5. 3122 Florence

(Fonte: NASA/Reprodução)
(Fonte: NASA/Reprodução)

Descoberto em 1982, o 3112 Florence chegou próximo da Terra em setembro de 2017, aproximando-se em 7 milhões de quilômetros da órbita. Especialistas estimam que seu diâmetro alcance 4,9 quilômetros, sendo um perigo potencial para o planeta. Sua volta está programada para 2024 e 2050. 

6. 3200 Phaethon

(Fonte: NASA/Reprodução)
(Fonte: NASA/Reprodução)

Já o 3200 Phaethon também é conhecido como 1983TB e chegou a 5,7 milhões de quilômetros de proximidade da Terra. Seu comprimento é de 6,25 quilômetros e ele esteve perto de causar danos no planeta em dezembro de 1931. 

O asteroide foi detectado pelo IRAS (o Satélite Astronômico Infravermelho) e passa também por Vênus, Mercúrio e Marte. 

7. 16960

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Também conhecido como 1998 QS52, esse asteroide tem diâmetro de 4,1 quilômetros e ficou perto da órbita terrestre em 1989, atingindo a proximidade de 6 milhões de quilômetros. Ele também cruza as órbitas de Júpiter, Mercúrio, Marte e Vênus. A próxima vez em que deve passar por nossa órbita é em 2025, então vale a pena ficar de olho! 

8. Vesta

(Fonte: NASA/Reprodução)
(Fonte: NASA/Reprodução)

Por último, não podemos deixar de citar o Vesta, afinal, em novembro de 2020, um meteorito resistiu à entrada na órbita terrestre e caiu em Minas Gerais. O asteroide viajou por 1 bilhão de anos até que se aproximasse da Terra novamente, deixando “cair” o meteorito. Seu diâmetro é de cerca de 530 quilômetros e ele é o segundo maior asteroide já descoberto! 

Para que possam ser considerados perigosos por passarem perto do nosso planeta, os asteroides precisam estar a, pelo menos, 8 milhões de quilômetros da órbita. Logo, esses asteroides se aproximaram mais do que o considerado seguro. Deu até um frio na espinha, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: