Seja o primeiro a compartilhar

Vídeo mostra veado carregando a cabeça decepada de seu oponente

Um vídeo divulgado na semana passada no Instagram pelo usuário Nature Is Metal tem provocado diferentes reações entre seus quase 3 mil seguidores: nele um veado da raça sika, muito comum no Leste Asiático, carrega, enganchada em seus chifres, a cabeça decapitada de outro macho da espécie, provavelmente após uma disputa por fêmeas.

O usuário da conta explica na postagem que, na época do acasalamento, alguns machos ficam tão “cegos” pela testosterona, que chegam a terçar chifres com qualquer outro tipo de macho, até mesmo com os que já estão mortos. Esse pode ter sido o caso da cena mostrada no vídeo: o dono da cabeça arrancada possivelmente já estava morto e em decomposição quando recebeu a chifrada do seu antagonista.

O que pode ter acontecido nesse combate?

Outra explicação plausível para a cena bizarra é que os dois veados combateram entre si até um deles morrer. Nesse caso, o vencedor carregou o corpo do cadáver por algum tempo até conseguir desprendê-lo de alguma forma, possivelmente quando entrou em decomposição.

As duas possibilidades, apesar de ambas violentas, desmentem um mito de que os veados machos perdem literalmente suas cabeças pela primazia de cruzar com as fêmeas. Além disso, há um outro fato a considerar: esses animais perdem seus chifres anualmente, ou seja, mais cedo ou mais tarde, o “galhudo” seria libertado do seu horror.

Os chifres desses veados são um ingrediente muito popular na medicina tradicional chinesa, onde produzem uma espécie de “viagra” natural. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.