Havaí: neve cobre vulcões, criando uma paisagem incrível

27/02/2021 às 12:001 min de leitura

Um satélite capturou uma imagem impressionante dos picos de dois vulcões na Ilha Grande do Havaí, que experimentaram sua segunda maior cobertura de neve já registrada.

A foto de alta resolução, capturada pelo Operational Land Imager (OLI), mostra o contraste impressionante entre os picos nevados de Mauna Kea e Mauna Loa e a rocha vulcânica ao seu redor. O OLI é uma junção entre a NASA e o U.S. Geological Survey, e a nova imagem foi divulgada recentemente pelo Observatório Terrestre da agência norte-americana.

(Fonte: NASA/Reprodução)
(Fonte: NASA/Reprodução)

Neve no Havaí, principalmente nos vulcões, pode parecer contraditório, mas não é algo tão raro quanto imaginamos. Os picos vulcânicos do adormecido Mauna Kea e do ativo Mauna Loa, ambos com mais de 4.200 metros acima do nível do mar, recebem pelo menos uma leve poeira gelada todos os anos, de acordo com Observatório Terrestre da NASA.

Haleakala, um vulcão ativo na ilha de Maui que não entrou em erupção por cerca de 400 anos, também recebeu uma rara cobertura de neve em 3 de fevereiro.

Moradores da Ilha Grande aproveitaram a oportunidade, trocando as pranchas de surfe pelas de snowboard. De acordo com o The Weather Channel, nevar no Havaí também significa que todos os estados dos EUA, exceto a Flórida, já viram neve neste inverno.

(Fonte: NASA/Reprodução)
(Fonte: NASA/Reprodução)

A diversão gelada pode ter seus dias contados

A neve havaiana ocorreu como resultado de uma mudança significativa na direção do vento a partir de um fenômeno climático conhecido como “Baixa do Kona”, e interage com as temperaturas regionais.

No entanto, um estudo de 2017 liderado pelo International Pacific Research Center (IPRC) da Universidade do Havaí, usando dados de satélite e modelos de computador, previu que a queda de neve nos vulcões provavelmente diminuirá no resto do século, por conta das alterações climáticas.

“Infelizmente, as projeções sugerem que a queda de neve no inverno será dez vezes menor do que a atual”, disse Chunxi Zhang, meteorologista do IPRC, em um comunicado.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: