Arqueólogos acham restos de freiras polonesas mortas na 2ª Guerra

08/03/2021 às 09:002 min de leitura

Um grupo de arqueólogos do Instituto de Memória Nacional da Polônia (Instytut Pamieci Narodowej) descobriu covas clandestinas que abrigavam os corpos de freiras assassinadas durante a Segunda Guerra Mundial.

A busca pelos esqueletos das sete freiras começou em um terreno de Gdansk, a maior cidade portuária do país, em julho de 2020. O corpo da irmã Charytyna foi o primeiro desenterrado do local, um cemitério público da cidade.

Os corpos foram enterrados de forma improvisada em 1945 (Fonte: IPN/Reprodução)Os corpos foram enterrados de forma improvisada em 1945 (Fonte: IPN/Reprodução)

Em outubro, outros três esqueletos foram descobertos, pertencentes às irmãs Generosa, Krzysztofora e Liberia. O achado indicava que aquele era o local certo, e que provavelmente mais corpos seriam encontrados.

As últimas três freiras foram desenterradas somente nas últimas semanas, após um intenso trabalho da equipe de escavação. Para encontrar os corpos, eles compararam a planta do cemitério com registros públicos de sepultamentos, chegando a um provável local de 20 metros quadrados. Para chegar às covas antigas, corpos mais recentes tiveram que ser exumados.

A escavação levou meses e envolveu exumação de corpos mais recentes (Fonte: IPN/Reprodução)A escavação levou meses e envolveu exumação de corpos mais recentes (Fonte: IPN/Reprodução)

Junto dos esqueletos, documentos e objetos ajudaram a identificar a origem das freiras. Acessórios religiosos, como crucifixos e rosários, indicam que elas pertenciam à ordem de Santa Catarina de Alexandria — exatamente o que os pesquisadores procuravam desde o início.

Época de terror

Todas as freiras encontradas trabalhavam como enfermeiras no hospital de Santa Maria, em Gdansk. Elas foram mortas no mesmo período, por volta de 1945, quando o exército soviético passou a ocupar aos poucos a Polônia, expulsando os soldados nazistas.

Objetos religiosos achados junto com as freiras (Fonte: IPN/Reprodução)Objetos religiosos achados junto com as freiras (Fonte: IPN/Reprodução)

Para controlar a região, a União Soviética agiu com bastante violência contra grupos locais influentes, incluindo milícias e ordens religiosas. Prisões, espancamentos públicos e execuções eram comuns, além de saques em igrejas e hospitais, que foi o caso das freiras de Santa Catarina de Alexandria.

De acordo com documentos encontrados nas pesquisas iniciais do instituto, as freiras foram mortas com altas doses de violência e tortura, com tiros e golpes de baioneta. Uma das freiras, a irmã Krzysztofora, teve olhos e língua arrancados após lutar com um soldado.

Análises mais específicas devem ajudar a confirmar a identidade das freiras (IPN/ReproduçãoAnálises mais específicas devem ajudar a confirmar a identidade das freiras (IPN/Reprodução

Agora, os restos passarão por análises mais complexas e testes de DNA para comprovar a identidade.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: