'Dragões-azuis' impressionam banhistas em praias de Maceió

19/05/2021 às 06:002 min de leitura

Os banhistas que estavam nas praias de Maceió, em Alagoas, no último final de semana, foram surpreendidos pela presença de pequenas criaturas de tom azulado. Sem saber do que se tratava, muitos deles ficaram assustados com o surgimento do minúsculo animal nas areias.

Segundo o professor da Universidade Federal de Alagoas Cláudio Sampaio, as espécies que apareceram nas praias são os exóticos “dragões-azuis”, um tipo de lesma marinha de coloração azulada. Em entrevista ao site Alagoas 24 horas na segunda-feira (17), ele explicou que os animais são inofensivos, apesar da aparência diferente.

Encontradas em grandes quantidades principalmente na Praia de Riacho Doce, na capital alagoana, as lesmas do mar azuladas normalmente vivem em águas oceânicas longe da costa. O aparecimento delas na orla teria sido causado pelos fortes ventos na região, conforme Sampaio, arrastando-as até as praias.

O dragão azul tem uma aparência bastante exótica e chamativa. (Fonte: Wikimedia Commons)O dragão azul tem uma aparência bastante exótica e chamativa. (Fonte: Wikimedia Commons)

Conhecido cientificamente como Glaucus atlanticus, o dragão azul mede cerca de 3 cm, em média, e possui parentesco com os caracóis. Segundo o especialista, os banhistas que encontrarem mais exemplares do molusco exótico na orla devem fotografá-los ou filmá-los e enviar as imagens para a universidade, onde elas serão analisadas e estudadas.

Caravelas-portuguesas

Além dos dragões azuis, os frequentadores das praias de Maceió também têm recebido a visita frequente de outro animal marítimo nos últimos dias. O aumento da presença das caravelas-portuguesas chamou a atenção na região, deixando os banhistas em alerta.

Enquanto as lesmas do mar são totalmente inofensivas, a Physalia physalis, como a caravela é chamada cientificamente, pode causar problemas se for tocada. Isso porque seus tentáculos liberam substâncias urticantes com capacidade para causar queimaduras de terceiro grau.

A caravela-portuguesa também possui uma aparência exótica e tom azulado. (Fonte: Wikimedia Commons)A caravela-portuguesa também possui uma aparência exótica e tom azulado. (Fonte: Wikimedia Commons)

Com aparência que remete a um saco de coloração azulada ou lilás cheio de filamentos, as caravelas-portuguesas também costumam viver afastadas das praias. O motivo da sua maior presença na orla é o mesmo que levou ao aumento dos dragões azuis, ou seja, a forte ventania no litoral alagoano.

Devido aos perigos relacionados a essa espécie que lembra uma água-viva, o professor recomenda manter distância dela, evitando encostar nos tentáculos do animal.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: