Por que trememos e batemos os dentes ao sentir frio?

20/05/2021 às 03:002 min de leitura

Bateu aquele vento frio e você já começou a se arrepiar, tremer e bater os dentes? Estas são algumas das reações que todo mundo já sentiu ao se deparar com temperaturas mais baixas. Elas funcionam como uma defesa natural, para tentar gerar calor e aquecer o corpo.

Nas condições normais, a temperatura corporal varia de 35,4?°C a 37,2?°C. Mas determinadas situações podem fazê-la baixar, como a chegada a um local frio, levando o corpo a perder calor para o ambiente. É aí que o organismo começa a agir para evitar a hipotermia, quando a temperatura baixa dos 35?°C.

Uma das reações mais imediatas é contrair a musculatura para garantir a geração de calor, o que leva aos tremores do corpo. Isso acontece em todos os músculos, incluindo os da mandíbula, que também começa a bater rapidamente, gerando o curioso movimento dos dentes batendo de frio.

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Vale ressaltar que todo esse processo mecânico é involuntário, ou seja, acontece independente da sua vontade. Ele só se encerra quando a temperatura normal é restabelecida e não há mais risco de danos causados pela hipotermia.

Outras reações do corpo durante o frio

Além de tremer e bater os dentes no frio, também estamos sujeitos a várias outras reações involuntárias nos dias mais gelados do inverno, como a já citada ereção dos pelos. O ato de ficar arrepiado de frio tem relação com a contração muscular e é uma forma do organismo criar uma camada de ar mais quente próximo à pele.

Há ainda a possibilidade de ocorrerem alterações na circulação sanguínea, aumentando a pressão arterial para evitar que o corpo esfrie, algo não muito bom para os hipertensos. Outras formas comuns de manter o calor corporal são cruzar os braços, fechar as mãos e curvar o corpo, diminuindo a superfície exposta ao frio.

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Quanto ao fato de algumas pessoas sentirem mais frio do que outras, isto tem relação com a quantidade de sensores de percepção de baixa temperatura de cada um. Quanto mais deles você tiver, mais friorento será.

Outro influenciador para esta sensação é a quantidade de músculos. Se a pessoa tem mais músculos, menos frio sentirá — por isso, as mulheres são mais sensíveis às baixas temperaturas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: