Covid-19: bebê nasce com anticorpos após mãe ser vacinada

20/05/2021 às 09:302 min de leitura

A Secretaria de Saúde de Tubarão, cidade no sul de Santa Catarina, informou que um bebê nasceu com anticorpos contra a covid-19

Talita Mengali Izidoro, a mãe do pequeno Enrico, é médica e trabalha em um posto de saúde no município. Por estar na linha de frente, a doutora foi vacinada contra a doença quando estava com 34 semanas de gestação. De acordo com Talita, a notícia é uma dose de esperança para todos. 

Teste de anticorpos

Fonte: Talita Menegali/Arquivo PessoalFonte: Talita Menegali/Arquivo Pessoal

Enrico nasceu em 9 de abril. Dois dias após a sua chegada ao mundo, os médicos solicitaram um teste de sangue para detectar se o neném já apresentava anticorpos contra a covid-19

O resultado mostrou a presença de 22% de anticorpos na amostra analisada. Segundo o Secretário de Saúde de Tubarão, Daisson José Trevisol, este é o primeiro caso documentado na região.

A notícia positiva irá virar um artigo científico no programa de Pós Graduação de uma universidade local. Fazem parte do estudo a gerente e o Secretário de Saúde da cidade, pesquisadores da faculdade e Talita.

Enrico continuará sendo acompanhado pelos médicos e passará por novos exames com 3 e 6 meses de idade para avaliar a evolução dos anticorpos. A perspectiva é que a amamentação aumente os seus níveis no sangue do bebê.

Mãe foi imunizada enquanto estava grávida

Fonte: Talita Mengali /Arquivo PessoalFonte: Talita Mengali /Arquivo Pessoal

Talita estava com 34 semanas de gestação quando tomou a primeira dose da vacina Coronavac. Segundo ela, a decisão de se vacinar foi tomada em conjunto com o obstetra. Atuando em um posto de saúde da cidade, a mãe de Enrico não deixou de trabalhar durante a pandemia e não foi infectada nem antes e nem durante a gravidez

Após 15 dias da primeira aplicação, Talita recebeu a segunda dose da vacina. De acordo com ela, não teve medo algum, pois como médica da linha de frente, a imunicação só traria benefícios.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: