Instinto felino: gatos sentam até em caixas que 'não existem'

21/05/2021 às 10:002 min de leitura

Os gatos adoram caixas. Este comportamento provavelmente faz parte do instinto felino, que busca por um local onde possa se esconder e observar sua presa. Um estudo de 2014 da Universidade de Utrecht descobriu que os animais de abrigo que tinham caixas para se esconderem se recuperaram e se adaptaram mais rápido que os que estavam sem o objeto.

Agora, uma outra pesquisa, liderada por Gabriella Smith, da Universidade Columbia, determinou que o hábito de sentar em caixas é tão instintivo para os animais que eles o fazem até mesmo em "caixas" criadas por ilusões de ótica, ou seja, apenas desenhadas no chão.

Como foi feito o estudo?

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Os pesquisadores pediram aos donos dos gatos para criarem diferentes formas no chão da sala para determinar se os bichinhos se sentiam atraídos em se sentar nelas. Alguns desenharam um quadrado com fita adesiva, outros preferiram criar uma espécie de ilusão de ótica para "enganar" os bichanos usando o método Kanizsa. Nela, quatro figuras parecidas com o Pac-man são distribuídas para parecer os quatro cantos de um quadrado.

Eles também configuraram um padrão de controle em que as figuras do Pac-man estão do lado ao contrário, fazendo com que nenhuma ilusão de ótica fosse criada. Os donos gravaram o comportamento de seus gatos durante seis dias.

Fonte: Gabriella Smith/ReproduçãoFonte: Gabriella Smith/Reprodução

Qual foi o resultado do estudo?

Segundo os pesquisadores, os felinos se sentaram dentro do quadrado de fita adesiva e o de Kanizsa muito mais do que na figura padrão de controle. Os resultados apoiam a hipótese levantada pelos cientistas de que os gatos tratam uma caixa ilusória da mesma forma que uma real.

A equipe afirma que o teste é limitado porque o tamanho da amostra foi pequeno. Dos 561 donos de gatos que se inscreveram, apenas 30 concluíram o experimento. Apesar de não ser uma teoria comprovada, a pesquisa testemunha a suscetibilidade dos felinos às ilusões de ótica.