7 fatos curiosos sobre tornados

04/06/2021 às 13:002 min de leitura

Entre a noite da sexta-feira passada (28) e a madrugada do sábado seguinte (29), ventos de 123 km/h atingiram mais de 250 casas de seis bairros da cidade de Campos Novos (SC). O fenômeno que causou o desalojamento de dez famílias, a queda de quatro torres de transmissão de energia e um blackout que deixou 90 mil consumidores sem luz foi um tornado

Campos Novos (Fonte: WhatsApp)Campos Novos (Fonte: WhatsApp)

Embora seja formado por um movimento de ar giratório, o tornado difere dos tufões e furacões (sendo o mesmo fenômeno, em locais diferentes). Seus ventos são mais velozes, chegando a girar em torno dos 500 km/h ou até mais. Por isso, o grau de destruição dos tornados é maior que os ciclones, porém atinge uma área bem menor.

Uma boa forma de entender a diferença entre ciclone e tornado é a visualização. Um ciclone jamais poderá ser visualizado a olho nu, pois, com diâmetros que podem chegar a 1,5 mil km, a observação só ocorre via satélite. Já o tornado é perfeitamente visível, pois o seu diâmetro máximo raramente ultrapassa os 2 km. 

Como funcionam os tornados?

Fonte: ShutterstockFonte: Shutterstock

Para ensinar como essas perigosas tempestades, que podem ser fatais, se formam, causam grande destruição, e como você pode reduzir o risco, a organização DoSomething.org, um movimento global que reúne milhões de jovens empenhados em realizar mudanças positivas, divulgou sete fatos a respeito dos tornados:

  1. Um tornado é uma nuvem giratória na forma de um funil vertical baixando de uma tempestade até o chão, com ventos do tipo redemoinho que podem atingir 480 km/h.
  2.  As trilhas de destruição abertas pelos tornados podem ter quase dois quilômetros de largura e mais de 80 quilômetros de comprimento.
  3.  É muito importante estar preparado para um tornado, tendo sempre um plano de desastre para a família, e seus pets.
  4.  Pelo movimento rotativo, os tornados são detectáveis no radar, com um conjunto de atividades que podem incluir granizo, ventos fortes, raios e inundações repentinas.
  5.  Tornados ocorrem quando uma frente de ar quente encontra uma frente fria.
  6.  A maioria dos tornados viaja do sudoeste para o nordeste, ou na direção oposta por curtos períodos de tempo.
  7.  A duração média das nuvens em funil é inferior a dez minutos antes de se dissiparem. Algumas duram segundos, mas já houve casos de mais de uma hora.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: