publicidade

6 lugares praticamente inexplorados na Terra

12/06/2021 às 09:002 min de leitura

Mesmo se os primeiros seres humanos surgiram na Terra há cerca de 195 mil anos, durante esse período ainda não fomos capazes de desbravar completamente o nosso planeta natal. Com uma superfície de 510 milhões de km², o terceiro astro do sistema solar ainda reserva alguns lugares que permanecem inexplorados pelos humanos.

Pensando nisso, nós reservamos uma lista com seis dessas localizações misteriosas e um pouco mais sobre suas histórias. Confira só!

1. Machapuchare

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Localizada ao norte do Nepal, a Machapuchare é uma das montanhas do Himalaia e situa-se a 25 km do norte de Pokhara, a principal cidade da região. Por ser considerada uma montanha sagrada pelos habitantes locais, existem limites impostos para quem pode escalar o morro e, por isso, ele se mantém como um dos lugares pouquíssimo explorados pelos seres humanos.

2. Lago Vostok

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Lar de diversos dos pontos mais misteriosos da Terra, a Antártida é casa para uma série de surpresas. Entretanto, um dos maiores chamarizes locais é o Lago Vostok, uma enorme bacia de água que permaneceu intocada pelos humanos por milhões de anos.

Estima-se que o gelo manteve o lago coberto por 25 milhões de anos, fazendo com que fósseis e formas incomuns de vida tenham permanecido escondidos durante todo esse tempo.

3. Gangkhar Puensum

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Conhecida por ser a 40ª montanha mais alta do mundo, Gangkhar Puensum é um pico localizado na fronteira do Tibete e do Butão. Desde sua abertura para o montanhismo, quatro expedições tentaram escalá-la até o topo sem nenhum êxito e todos os mapas sobre a região permanecem bastante imprecisos. 

Até hoje, a Gangkhar Puensum continua sendo a montanha mais alta do planeja a jamais ter sido escalada até o topo por seres humanos.

4. Trincheira de Mariana

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O lugar mais profundo de todo o planeta está localizado no Oceano Pacífico e foi apelidado de "Trincheira de Mariana" ou "Depressão Challenger". Criada após o deslizamento de uma placa tectônica, a fenda foi descoberta pela primeira vez em 1951 pela frota britânica HMS Challenger. 

A alta pressão da água nesta profundidade torna difícil projetar e operar embarcações exploratórias, quanto mais a presença de qualquer embarcação comandada por seres humanos.

5. Ilha de Oodaaq

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Considerado um dos pontos de terra firme mais ao norte da Terra, a Ilha de Oodaaq só foi ser descoberta pelos humanos em 1978 durante uma exploração dinamarquesa dirigida pelo pesquisador Uffe Petersen. 

Na época, Petersen aterrou em Kaffeklubben apenas para garantir que a Ilha de Oodaaq verdadeiramente se localizava ao norte da ponta da Groenlândia e descobriu que o local era, na verdade, um banco de saibro. 

6. Floresta do Congo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Por mais que a Amazônia seja a maior floresta do mundo, a floresta do Congo até os dias atuais é a menos explorada de todos os tempos. Responsável por cobrir 15% de toda a África, a mata fechada sempre foi assunto de grande interesse para tribos locais e estrangeiros.

Classificada como uma ecorregião de conservação prioritária pelo WWF, a Floresta do Congo potencialmente abriga uma enorme gama de espécies selvagens e de tribos nativas.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: