Seja o primeiro a compartilhar

Quais são os tipos de teste de DNA e qual é o melhor para você?

Para quem deseja realizar um teste de ancestralidade de DNA e descobrir mais sobre o passado da sua família e da sua própria história, é preciso coletar o máximo de informações possíveis sobre esse processo e como realizá-lo. O primeiro passo é saber diferenciar os tipos de teste existentes nos laboratórios e qual é o melhor para alcançar seu objetivo.

Atualmente, existem três testagens mais comuns no mercado: cromossomo Y (ou Y-DNA), mitocondrial (ou mtDNA) e autossômico. Cada um deles produz um tipo de informação diferente e servem propósitos distintos. Portanto, vamos nos aprofundar sobre o assunto e entender como eles funcionam.

Teste de Y-DNA

Como o cromossomo Y é passado de pai para filho em tese sem nenhum tipo de alteração, os homens podem identificar ancestralidade patrilinear realizando o teste de Y-DNA. Ou seja, esse é um teste que só serve para indivíduos do sexo masculino e ajuda a descobrir mais informações sobre a linhagem genética masculina da família.

Como mulheres não possuem o cromossomo Y, esse tipo de testagem não é habilitado para o sexo feminino. Entretanto, elas ainda podem descobrir essas informações por meio de irmãos, pais, tios paternos ou avôs paternos.

O teste de Y-DNA serve consegue desvendar o haplogrupo de um homem, que são séries de alelos em lugares específicos de um cromossomo herdados de um único progenitor no passado. Tendo em vista que um único ancestral masculino é rastreado por esse gênero de testagem, nenhuma mulher (nem seus ancestrais masculinos) de quem um homem descende aparecem nos resultados.

Teste de mtDNA

Se por um lado o teste de Y-DNA serve para entendermos a ancestralidade patrilinear, o teste de mtDNA é exatamente o oposto. Através da análise da mitocôndria, é possível identificar a ancestralidade matrilinear que é passada de uma mãe para o seu filho. Ou seja, nesse caso conseguimos observar a linhagem materna da família.

Como ambos os gêneros possuem a mitocôndria, tanto o sexo masculino quanto o feminino podem realizar o teste de mtDNA. Vale ressaltar que esse teste de ancestralidade, assim como o Y-DNA, analisa uma quantidade muito mais restrita de informações.

O teste de DNA mitocondrial revela um haplogrupo de mtDNA, o grupo de ancestrais provenientes da linhagem matrilinear. Como a mitocôndria é passada para as crianças somente pela mãe, esse teste não consegue identificar os dados sobre nenhum dos homens da família ou seus ancestrais.

Teste de DNA autossômico

Enquanto os outros dois tipos de testes citados no artigo são mais específicos trazem informações mais complexas, o teste de DNA autossômico é o mais comum de todos e rastreia os cromossomos autossômicos de uma pessoa. Essa é a parte do nosso material genético que contém segmentos de DNA pertencentes aos dois lados da família.

Sendo assim, podemos analisar nossas linhagens maternas e paternas diretamente ou até mesmo de forma indireta. Como todas as pessoas no mundo possuem cromossomos, qualquer indivíduo está habilitado a realizar um teste de DNA autossômico e será igualmente eficiente.

Esse tipo de amostragem não carrega informações sobre os haplogrupos, mas consegue identificar pessoas pertencentes a sua árvore genealógica e uma estimativa de etnia de sua ancestralidade por porcentagem. Toda essa análise é feita por meio do banco de dados de um servidor, o qual reúne dados de diferentes localidades no mundo.

Ao contrário dos demais testes, testes autossômicos podem confirmar porcentagens de etnias e relacionamentos próximos com outros indivíduos vivos ou mortos em um alto nível de precisão.

Qual teste realizar?

Antes de abordarmos qual teste de DNA é o mais indicado para cada pessoa, devemos entender quais são os motivos para uma pessoa ser testada. Quais informações eu posso obter após a coleta do meu material genético? As principais delas são:

• Entender a árvore genealógica da família;
  • Padrões de migração de ancestrais;
  • Descobrir parentes perdidos na história familiar;
  • Compreender a porcentagem étnica de uma família;
  • Testagem de paternidade;
  • Rastreamento de doenças no histórico familiar;
  • Informações sobre saúde e estilo de vida.

Como o DNA carrega diversas informações importantíssimas sobre a nossa existência na Terra, são vários os resultados que podemos obter após sermos analisados e a escolha de qual teste deverá ser feito depende muito de qual é o seu objetivo. Portanto, tenha em mente os seguintes fatores:

• Y-DNA: como esse teste analisa apenas o cromossomo Y, ele é o mais indicado para quem deseja descobrir mais informações sobre seu pai biológico e a linhagem masculina de seus antecessores diretos.
  • mtDNA: esse teste só pode rastrear a linhagem matrilinear da árvore genealógica da família e possui campo de análise mais limitado. Entretanto, ele consegue observar informações genéticas existentes há milhares de anos.
  • Autossômico: o mais comum e mais diverso. Apesar de não ser tão específico quanto os demais testes, a ancestralidade autossômica revela informações muito mais precisas sobre etnicidade e relações familiares próximas.

Descubra sua Ancestralidade com a Genera

O teste faz o mapeamento genético e te mostra suas ancestralidades. Você pode fazer o teste em casa, por saliva, e mandar para o laboratório analisar.