A qual velocidade a Terra se move?

09/07/2021 às 05:002 min de leitura

Talvez você esteja parado neste momento. Sentado em frente ao seu computador ou celular para ler este texto. Só que mesmo assim, você ainda está em movimento. Isso porque a gente está sempre se movendo junto ao nosso planeta, a Terra, seja enquanto ele gira em torno de seu eixo ou do Sol.

A questão é: quão rápido a gente se move junto da Terra?

Como a gente não fica com vertigem?

A verdade é que, mesmo parados em nossas casas, nós estamos nos movendo bem rápido, já que a Terra gira a 1.670 quilômetros por hora — isso pode ser concluído porque a circunferência do nosso planeta é de 40.070 quilômetros. Além disso, o nosso planeta dá a volta no próprio eixo a cada 24 horas ou, melhor, mais especificamente a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, por isso temos os anos bissextos

Porém, isso é velocidade de tartaruga perto da rapidez com que a Terra gira ao redor do Sol: cerca de 110 mil quilômetros por hora! Esse cálculo também é simples de fazer: nós sabemos que a Terra está a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol e que segue uma trajetória mais ou menos circular — essa distância é o raio do círculo, sendo percorrida em 365 dias; então, dividindo essa distância pelo tempo, chega-se aos 110 mil km/h. 

Imagem: Cosmos Magazine/ReproduçãoImagem: Cosmos Magazine/Reprodução

Além disso, o Sistema Solar como um todo — incluindo a Terra e a gente junto — também está orbitando a Via Láctea a cerca de 720 mil km/h. Quanto movimento! Então como a gente não fica com vertigem?

A resposta é simples: pelo mesmo motivo que não sentimos a velocidade depois que um avião decola — porque ela é constante. A velocidade da Terra não muda, e nós estamos sempre no mesmo ritmo, de modo que não tem como sentir esse movimento.

Agora você já tem uma resposta na ponta da língua para quando alguém lhe disser que está parado na vida: você está se movendo junto da Terra!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: