14
Compartilhamentos

O que são os soluços e como pará-los?

Soluçar pode até parecer engraçado na primeira vez que ocorre, mas torna-se um verdadeiro incômodo no dia de alguém quando começa a ser um problema sem solução. Afinal, qual a melhor maneira de parar os soluços? Para isso, antes precisamos entender de onde vem esse mecanismo do nosso corpo e porque ele ocorre.

Resumidamente, o soluço é o nome dado para o estranho barulho feito involuntariamente pela boca sem qualquer tipo de consciência sobre o ato. Os soluços têm início na parte inferior do corpo por meio do diafragma — o músculo que fica entre os pulmões e o estômago — e representam uma movimentação de ar pelo nosso organismo.

Entendendo os soluços

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

O diafragma se contrai ao passo que você inspira e deixa o ar entrar nos pulmões, mas depois relaxa para permitir a expiração pelo nariz e pela boca. Porém, se algo irrita esse músculo, pode acabar gerando um espasmo que forçará você a sugar um pouco de ar para a garganta.

Durante esse processo, o ar atinge sua caixa de voz e faz com que suas cordas vocais se fechem momentaneamente. É essa atividade que acaba gerando o característico som de um soluço. Como a irritação do diafragma ocorre no nervo que conecta o músculo ao cérebro, existe inúmeros motivos para alguém começar a soluçar.

Isso significa que os soluços podem ser resultado de um complicação física ou emocional. Alguns exemplos mais comuns são:

  • Comer demasiadamente ou muito depressa
  • Sentir-se nervoso ou animado
  • Consumir bebidas gaseificadas ou muito álcool
  • Estresse
  • Mudanças repentinas na temperatura
  • Sugar ar enquanto mastiga uma bala

Tratamento para o soluço

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Normalmente, os soluços são um problema temporário. Entretanto, eles podem acabar se tornando um problema recorrente quando existe dano ou agravamento dos nervos do diafragma. Dores de garganta, tumores, cistos ou basicamente qualquer outra coisa podem afetar esses nervos.

Em qualquer caso que a pessoa esteja lidando com mais de 2 dias consecutivos de soluço, o recomendável é que busque ajuda médica para avaliar seu quadro de saúde. Caso esse não seja o seu caso, existem algumas soluções simples para tentar interromper esse incomodo temporário.

Apesar de não existir nenhum estudo científico que fale sobre isso, especialistas acreditam que pedir para alguém te dar um susto ou prender a respiração por alguns segundos pode acabar te ajudando. Isso ocorre porque ambos esses truques fazem com que o dióxido de carbono se acumule nos pulmões e termine relaxando o diafragma. Então, não custa nada tentar, né?

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.