Por que o frio é mais intenso na zona Sul de São Paulo?

27/07/2021 às 03:002 min de leitura

A cidade de São Paulo registrou, na terça-feira passada (20), sua menor temperatura mínima de 2021 até agora: 5,4 °C, em média. Mas quem mora no extremo da Zona Sul da capital paulista sentiu ainda mais frio, pois os termômetros da região marcaram -2,3 °C, registro mais baixo dos últimos 17 anos.

Por outro lado, os habitantes da área central não sofreram tanto com o frio naquele dia, já que a mínima ali foi de 9 °C, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE). Essa diferença considerável de temperatura no mesmo município nos leva a perguntar: por que os recordes de frio são registrados na Zona Sul de São Paulo?

De acordo com o técnico em meteorologia do CGE Adilson Nazário, o frio é mais intenso nas áreas extremas da capital por causa da vegetação. Em entrevista ao G1, ele explicou que bairros como Capela do Socorro e Engenheiro Marsilac são bastante vegetados, ao contrário de outras regiões.

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik/Reprodução)

Outro detalhe que faz o clima ser mais ameno nesta área próxima à Serra do Mar é a presença das represas Billings e Guarapiranga. Conforme o especialista, os espelhos d’água refletem os raios do Sol em vez de capturá-los, contribuindo para uma menor temperatura.

Cenário diferente na área central

Se o extremo da Zona Sul de São Paulo tem muita vegetação e um clima mais frio, o mesmo não se pode dizer do Centro e dos bairros próximos a ele. Além de pouco arborizados, outros fatores ajudam a explicar as temperaturas mais altas nestes locais.

Para a meteorologista do Climatempo Marina Vieira, a grande quantidade de prédios, a maior urbanização e as ilhas de calor são determinantes para as diferenças em relação à região Sul. Ela cita ainda a enorme extensão territorial do município como determinante, levando a cidade a ter várias influências climáticas diferentes.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A Zona Norte e o Centro estão mais próximos do interior do estado, por exemplo, mas a primeira costuma ter temperaturas reduzidas, especialmente nos bairros próximos à Serra da Cantareira. Já a região Sul tem uma maior proximidade com o litoral, enquanto a Leste possui uma ampla área verde que ajuda a baixar o termômetro, apesar de ser mais adensada.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: