Qual é a importância dos adesivos em nosso dia a dia?

30/08/2021 às 08:003 min de leitura

Você já parou para pensar como os adesivos estão presentes no cotidiano? E nós não estamos falando daquelas figurinhas que vêm junto de um caderno novo ou apenas dos rótulos das embalagens de produtos. Por mais estranho que seja imaginar, as soluções adesivas estão presentes em diversos cantos da nossa casa sem mesmo que a gente perceba.

Para termos ideia do tamanho desse mercado, a Henkel, empresa líder global em adesivos e dona das marcas Super Bonder, Pritt e Cascola, atualmente trabalha com 2.479 produtos adesivos no setor industrial, e isso tudo sem contar a infinidade de outros produtos existentes no setor de consumo. 

Em 2020, o número de vendas do grupo alemão alcançou a marca de 19,3 bilhões de euros — o que destacou ainda mais a sua participação nesse segmento. Então, vamos entender um pouco mais como os adesivos aparecem em nosso dia a dia? Olhe só! 

Celulares

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

As películas adesivas não são o único tipo de produto que torna o seu celular mais resistente contra quedas ou fortes impactos. Na verdade, o seu aparelho provavelmente seria muito mais frágil se não existissem as tecnologias adesivas no mundo.

Mas como isso funciona? Atualmente, boa parte dos componentes para conexão com placas de circuito interno do celular recebem uma adesivagem para se fixarem com maior sucesso ao aparelho. Esse processo evita que ocorra algum tipo de fratura nas junções de solda do telefone caso ele venha a cair no chão.

Nessas situações, a adesivagem também contribuiu para que as marcas tenham certeza de que o sistema interno do aparelho conseguirá ter o melhor dos desempenhos.

Tênis e sapatos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você pensa que o conforto daquele seu tênis favorito é obra divina, saiba que os seus pés provavelmente ficariam muito doloridos sem as tecnologias adesivas. Toda a produção moderna de calçados depende dos processos de adesivagem para conseguirem implementar novos atributos às peças. 

Portanto, todas as estruturas do sapato ligadas ao conforto, ao aquecimento, à resistência e a tantos outros aspectos só são possíveis porque existe um adesivo por trás segurando tudo. E, se não fosse o bastante, existe um tipo de adesivo que é feito apenas para que os calçados utilizem menos adesivos em sua confecção. Loucura, né?

O adesivo à base de poliuretano (PUR), como é chamado, tem mais força de adesão, aumenta a vida útil e a resistência do calçado, como também ajuda a reduzir o peso dos adesivos no tênis em até 70%. Por conta disso, cada vez mais é possível produzir calçados mais leves e confortáveis!

Livros

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A próxima vez que você estiver caminhando pelo shopping com seu tênis adesivado e parar em uma livraria, tenha em mente: tudo que estiver nas prateleiras provavelmente também foi feito com algum tipo de adesivo. E o motivo disso é porque os livros são um dos produtos que mais necessitam de adesivos para se manterem colados.

A mesma tecnologia PUR, que é usada nos calçados, também é necessária na hora que é feita a lombada — a parte traseira dos livros na qual fica a costura das folhas. Sem esses adesivos, os livros teriam muito menos flexibilidade, e as folhas provavelmente cairiam com mais facilidade ao manuseio das páginas.

Foi graças às tecnologias adesivas que a produção de obras escritas pode se tornar mais automatizada, uma vez que elas permitem um produto com mais qualidade e de maior tiragem por serem mais resistentes. Sem elas, é muito provável que todos os livros ainda tivessem que ser feitos por meio de processos manuais.

Colchão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Agora, se você está lendo este artigo deitado na sua cama, adivinhe só? Ela também é feita com uma boa quantidade de adesivos! O colchão que você usa provavelmente só te proporciona boas horas de sono porque as tecnologias adesivas são essenciais nesse processo. Os adesivos são usados para fornecer a junção dos vários tipos de espuma com densidades diferentes que são usadas para conferir mais conforto.

Além disso, as soluções adesivas são precisas para realizar a colagem das molas ensacadas, o tampo do colchão e outras peças fundamentais para o seu conforto. Sem esses adesivos, aliás, o seu colchão seria muito menos durável e desgastaria com mais facilidade.

Diversos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que não há momento no seu dia sem que você esteja rodeado de adesivos. Dessa forma, nada melhor para encerrar este artigo do que conhecer mais uma enxurrada de produtos que necessitam das soluções adesivas para serem vendidos com sucesso no mercado. Vamos lá!

  • Pasta de dente: a adesivagem garante que o cartucho não tenha sofrido violação.
  • Garrafas de bebidas: sem os adesivos, as garrafas não poderiam receber os rótulos e os consumidores ficariam sem informações.
  • Barra de chocolate: o uso de adesivos nas embalagens de chocolates permitiu aumentar a validade desse produto para que os consumidores desfrutassem do delicioso sabor por mais tempo.

E todas essas informações são apenas uma parcela de tudo que as tecnologias adesivas podem oferecer. Gostou? Conta para a gente qual foi a que mais te impressionou.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: