publicidade

Como é o clima dos outros planetas do nosso Sistema Solar?

14/10/2021 às 13:003 min de leitura

Você já se perguntou como é o clima dos outros planetas do nosso Sistema Solar? Sabia que é possível encontrar de tudo um pouco, como tempestades gigantescas de poeira, furacões que duram centenas de anos e até chuva de metano? Lá fora, cada planeta tem sua particularidade climática que o diferencia de todos os demais. Veja só!

Mercúrio

(Fonte: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington/ Reprodução)(Fonte: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington/ Reprodução)

Mercúrio é um planeta que quase não tem atmosfera e, por isso, não tem climas com características definidas, como chuva, ventos e nuvens. No entanto, as temperaturas vão de um extremo ao outro: a superfície mais próxima do Sol pode chegar a 427 °C, enquanto, durante a noite, a temperatura pode cair para -187 °C, já que não há atmosfera para ajudar a reter o calor diurno. Por isso, esse pequeno planeta tem a maior amplitude térmica entre todos do nosso sistema.

Vênus

(Fonte: NASA/DW/Reprodução)(Fonte: NASA/DW/Reprodução)

Vênus tem uma espessa atmosfera composta de nuvens de ácido sulfúrico e dióxido de carbono. Essa combinação age como uma potente estufa prendendo o calor e mantendo a superfície em altas temperaturas. 

O clima por lá é extremo quando comparado aos padrões terrenos, podendo atingir uma temperatura média de 450 °C. Devido a essas características, Vênus tem "o título" de o planeta mais quente do Sistema Solar, e não Mercúrio, apesar de este estar mais próximo do Sol.

Marte

(Fonte: Nasa/Reprodução)(Fonte: Nasa/Reprodução)

Graças a sua órbita extremamente elíptica, o clima em Marte varia significativamente. O inverno marciano pode chegar a -125 °C, enquanto as temperaturas no verão podem atingir confortáveis 22 °C. Um evento muito comum em nosso vizinho são as tempestades de areia consideradas as maiores do Sistema Solar, sendo capazes de cobrir o planeta durante vários meses.

Júpiter

(Fonte: Byron Moore/Fotolia/ Reprodução(Fonte: Byron Moore/Fotolia/ Reprodução

Júpiter apresenta fenômenos climáticos semelhantes aos observados na Terra, como tempestades de raios com descargas elétricas, só que até mil vezes mais poderosas do que as vistas por aqui, além de auroras intensas que raramente param próximas dos polos e tempestades de ventos de até 400 km/h — como é o caso da Grande Mancha Vermelha do planeta.

As flutuações sazonais são muito discretas, uma vez que Júpiter está inclinado a apenas 3° de seu eixo. Apesar de suas cores vivas apresentarem uma sensação de calor, o planeta é bem frio, com uma temperatura média de -150 °C. 

Saturno

(Fonte: Apk Pure/ Reprodução)(Fonte: Apk Pure/ Reprodução)

Entre as principais características do clima de Saturno estão suas violentas tempestades elétricas. Entre 2004 e 2017, a espaçonave Cassini orbitou o planeta e conseguiu registrar relâmpagos até durante o dia. De acordo com a NASA, alguns dos raios podem ser até 10 mil vezes mais poderosos que os da Terra. O planeta também é muito frio, com temperaturas em torno dos -178 °C.

Urano

(Fonte: 95C/Pixabay/ Reprodução)(Fonte: 95C/Pixabay/ Reprodução)

Urano é o 3° maior planeta do nosso Sistema Solar. A atmosfera dele é composta de metano, hélio e hidrogênio. Infelizmente, ainda não sabemos muito sobre o clima desse gigante gasoso. Contudo, já foi possível descobrir algumas coisas. 

Por exemplo, nas camadas mais altas da sua atmosfera, a temperatura pode chegar a 200 graus negativos, enquanto a média do planeta é de -178 °C. O telescópio Hubble ajudou a revelar que as nuvens circundam o planeta a uma velocidade de 480 km/h.

Netuno

(Fonte: Star Walk/ Reprodução)(Fonte: Star Walk/ Reprodução)

Netuno, o planeta mais distante do Sol, é o dono dos ventos mais rápidos do Sistema Solar. Nas altitudes mais elevadas, onde o metano está presente e confere a cor azul ao planeta, eles podem chegar a 2,1 mil km/h.

Esses ventos também dão origem a algumas tempestades gigantescas, por exemplo a “Grande Mancha Escura”, observada pela sonda Voyager em 1989. A temperatura média é extremamente fria, chegando a -225 °C.  Tritão, o maior satélite de Netuno, detém o recorde de temperatura mais baixa do nosso Sistema Solar: -235 °C.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: