Por que o peru tem esse nome se ele não é peruano?

21/12/2021 às 07:002 min de leitura

Você já sabe que o nome "Brasil" vem da árvore pau-brasil, certo? Sendo assim, é comum que muita gente ache que o nosso vizinho Peru tem esse nome em homenagem à ave — só que essa hipótese não poderia estar mais errada.

Se você visitar o país, verá que o prato típico dos peruanos é o ceviche, que é feito de peixe. O peru, a ave, não tem importância na culinária local nem deveria, já que é nativa da América do Norte. Mas, então, por que o país e a ave compartilham o mesmo nome?

Peru em português

(Fonte: Stocksnap)(Fonte: Stocksnap)

Na língua portuguesa, esse animal recebeu o nome de peru porque os portugueses acreditavam que ele era nativo do vice-reino do Peru, território espanhol que ficava além do Brasil e era mais ou menos equivalente ao país homônimo hoje. Portanto, não foi a ave quem serviu de inspiração para o nome do país andino, mas exatamente o oposto.

Turkey (Turquia) em inglês

Os portugueses erraram o país, mas pelo menos acertaram o continente — algo que os ingleses não conseguiram fazer. Em inglês, o peru se chama turkey porque na Inglaterra acharam que a ave vinha da Turquia (que em inglês também é Turkey). É provável que esse erro tenha acontecido porque o pássaro foi introduzido no mercado inglês por comerciantes turcos.

Antes de ganhar o nome de turkey, o animal ainda foi chamado de “galo da Turquia”. Isso porque as pessoas achavam que ele era uma espécie de galinha-da-angola, que tem origem no continente africano. Todos esses animais eram vendidos aos ingleses por mercadores turcos.

Há quem tenha achado que o peru era indiano

Se você se espantou com os personagens da novela da Globo Caminho das Índias falando português, você se assustaria com o peru indiano. Em países como a Turquia, Rússia e Polônia, o peru tem nomes que se remetem à terra de Gandhi. O peru é chamado de hindi na Turquia, que o nome de uma das línguas faladas no subcontinente asiático. Já na Polônia o nome é dindi, uma variação da palavra de origem indiana.

Origem mexicana

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os primeiros povos a domesticar essa ave foram os nativos astecas. Depois deles, nativos de territórios americanos, que fazem fronteira com o que hoje conhecemos como o atual território mexicano, também passaram a criar a ave.

Aliás, foram os nativos dos Estados Unidos (EUA) que mostraram aos colonos ingleses todo o sabor do peru. Eles compartilharam a ave em uma ceia que deu origem ao feriado mais importante dos EUA: o Dia de Ação de Graças. Ah! O nome oficial (científico) do peru é: Meleagris gallopavo, ok?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: