7 curiosidades intrigantes sobre o tigre-de-bengala

02/02/2022 às 09:302 min de leitura

Há quem o chame de "o maior felino que já andou sobre a Terra". O fato é que o tigre-de-bengala é um animal exuberante e poderoso, que costuma "encher" os olhos de quem o vê. Ameaçado de extinção por conta das mudanças climáticas, ele é uma das seis subespécies de tigre restantes no planeta — três delas não existem mais.

Saiba as características desse animal que habita algumas regiões da Índia.

1. Ele provém da região de Bengala

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

Muita gente acha curioso o "sobrenome" popular desse tigre, e as crianças podem até imaginar um tigre velhinho que, por isso, usaria uma bengala. O nome deste nobre felino, no entanto, não tem nada a ver com a sua idade.

Na verdade, os tigres-de-bengala se chamam assim por conta da alta incidência deles na região da Bengala Ocidental, um estado da Índia. A famosa cidade de Calcutá é a capital desse estado e, por ser natural da Índia, ele também costuma ser chamado de tigre-indiano.

2. Ele prefere levar uma vida isolada

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

Os tigres-de-bengala têm populações em pontos espalhados da Índia e países vizinhos. Uma das principais características desses animais é que compartilham o hábito de viverem isolados. Eles, inclusive, costumam deixar marcar olfativas onde moram para manter seus rivais longe deles.

3. Ele é um bom nadador

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O tigre-de-bengala prefere ficar perto da água, principalmente em épocas quentes. Por conta disso, é um bom nadador e costuma incluir na sua dieta animais que vivem também no mesmo hábitat, como crocodilos e cobras pítons.

4. Ele é bastante territorialista

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

As brigas por território são outra marca desse maravilhoso animal. Expulsar rivais e impedir que invasores adentrem seu espaço são hábitos que costumam contribuir para que a taxa de mortalidade dessa espécie seja alta. Entre os artifícios utilizados, estão espalhar substâncias com odores característicos no ambiente, especialmente das glândulas de suas patas.

5. Ele evita os humanos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Todos nós costumamos temer os tigres — e com razão. Mas o fato é que, de modo geral, eles evitam os seres humanos e só atacam quando se sentem ameaçados. Eles também estarão mais propensos a atacar pessoas caso estejam doentes ou habitem regiões onde as suas presas naturais já desapareceram.

6. A fêmea cria os filhotes sozinha

(Fonte: Pxhere)(Fonte: Pxhere)

A fêmea do tigre-de-bengala costuma dar à luz a uma ninhada de 2 a 6 filhotes, os quais criam praticamente sem nenhuma ajuda do macho. Os tigrinhos costumam aprender a caçar por volta dos 18 meses e vivem em torno da mãe durante 2 ou 3 anos, quando começam a se afastar dela para procurar o próprio território.

7. Ele está entre os felinos com maior ameaça de extinção  

(Fonte: G1)(Fonte: G1)

De modo geral, os tigres são muito visados por caçadores, o que leva ao triste fato de que sua população é bastante reduzida no mundo inteiro. Além disso, as alterações do habitat natural desses animais, por conta de mudanças climáticas, tornam ainda mais difícil a sua sobrevivência.

No caso dos tigres-de-bengala, eles estão ameaçados por conta das consequências climáticas em uma das principais fortalezas de tigres do mundo, que é um mangue arbóreo localizado em Sundarbans, em Bangladesh. Segundo um estudo publicado na revista Science of the Total Environment, como 70% dessa região está a poucos metros acima do nível do mar, há um risco alto da diminuição desse território por conta do aquecimento global, o que impactaria diretamente na vida desses tigres. O estudo estima que, em 2070, não haverá mais hábitat adequado para esse animal.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: