Nepenthes: 6 curiosidades sobre essa excêntrica planta carnívora

27/05/2022 às 04:002 min de leitura

Na última semana, viralizou a notícia de que o Ministério do Meio Ambiente do Camboja havia emitido um pedido solicitando que a população parasse de colher exemplares de Nepenthes holdenii, uma espécie de nepenthes, planta carnívora que lembra a genitália masculina.

Existem catalogadas 170 espécies dessa planta, nativa do sul da China, Indonésia, Filipinas, Malásia, Austrália e Índia. Em comum entre esses locais está o clima quente e úmido, propício ao desenvolvimento dessa espécie de planta carnívora. Curioso para saber mais a respeito das nepenthes? Então confira 6 curiosidades sobre elas.

1. É de fácil cultivo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

São mais de 170 espécies catalogadas de nepenthes, sem levar em consideração outros tantos híbridos já cultivados. É uma planta de fácil cultivo, pois pouco exigente: bastante umidade e luz brilhante é o que uma nepenthe precisa para prosperar.

Cresce bem tanto em regiões de clima mais temperado, próximo aos 15 °C como em lugares cuja temperatura pode superar os 30 °C. A única exceção para essa planta são as temperaturas baixas extremas, que podem matá-la.

2. Atrai suas presas com sua beleza

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Deixando de lado as piadinhas, as nepenthes são plantas muito bonitas, seja pela sua opulência, seja por suas cores. E é justamente essa beleza que o vegetal utiliza como estratégia para atrair insetos e abocanhá-los.

Ao entrarem no seu corpo, que lembra uma jarra, eles ficam preços em uma poça de água, que nada mais é do que o néctar da nepenthe. Depois de morto, a planta produz enzimas que irão digerir e absorver os nutrientes necessários.

3. São boas opções para ter em casa

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

As nepenthes são plantas carnívoras que produzem lindas flores multicoloridas, o que as torna uma excelente opção para decorar a casa. Se deseja ter uma em seu lar, o ideal é adquiri-la em um local especializado, que possa fornecer o solo adequado à criação do vegetal (precisa ser levemente ácido).

Não se esqueça de posicioná-la de modo que receba luz solar suficiente, mas sem colocar em luz solar direta. No demais, não posicione em locais excessivamente quentes e cuide para que o ambiente esteja sempre úmido - um local muito seco pode fazer mal às nepenthes.

4. Não come qualquer inseto

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A dieta dessa planta carnívora é bem seletiva. Isso porque, apesar de sua beleza e seu néctar ser capaz de atrair diferentes tipos de insetos, ela não se alimenta de qualquer um.

Formigas, por exemplo, não agradam muito seu apetite - mas quando morrem, o cheiro de sua decomposição ajuda a atrair outros insetos que, esses sim, ela gosta como aperitivo.

5. Tem relação simbiótica com morcegos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Morcegos e as nepenthes possuem uma relação bastante amistosa. Quando cansados, nossos amiguinhos voadores gostam de utilizar o copo da planta como uma espécie de cama. O corpo da nepenthe atua como uma espécie de abrigo, protegendo os morcegos de eventuais predadores.

"Mas o que ganham as plantinhas com isso", você se pergunta. Elas aproveitam as fezes do morcego, uma grande fonte de nutrientes para elas. É, nós também estranhamos esse "benefício".

6. Algumas espécies comem pequenos animais

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

É raro, mas algumas espécies de nepenthes, como a N. rajah, possuem o hábito de capturar e se alimentar de pequenos animais, como lagartos, pássaros e camundongos. Já a N. albomarginata inclui cupins em sua dieta.

Essas espécies se aproveitam do formato de seus corpos, que acabam escondendo os riscos, levando com que animais desavisados caiam em seus "copos". Aí, quando são envolvidos pelo líquido digestivo, torna-se apenas questão de tempo. Coisas da natureza.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: