Nariz de baleia era o prato predileto dos megalodontes

23/07/2022 às 09:002 min de leitura

Os megalodontes eram tubarões gigantescos que viviam nos oceanos há milhões de anos. Na verdade, eles reinavam este planeta muito antes de os dinossauros existirem — e continuaram a dominar os mares depois da extinção desses répteis gigantes. Esses animais tinham cerca de 15 metros de comprimento e seus dentes eram o equivalente à mão de um homem adulto.

Sendo assim, não é difícil de concluir que esses animais eram grandes predadores. Famintos, eles comiam praticamente de tudo, mas novos estudos podem ter descoberto qual era um de seus lanches prediletos: nariz de baleia cachalote.

Getty Images North America(Fonte: Ethan Miller/Getty Images North America)

Para alimentar um gigante, apenas outro gigante

As espécies atuais de baleias cachalotes têm cerca de 15 metros. Elas também são animais gigantescos e grandes predadores, mas seus pratos preferidos incluem lulas e polvos de grande porte. Já os megalodontes gostavam mesmo era dos narizes dessas baleias — pelo menos é isso que sugere o estudo peruano, Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Os cientistas analisaram as marcas de mordidas dos fósseis de baleias do Museu de História Natural de Lima. Eles notaram que muitos crânios desses animais continham inúmeras mordidas, indicando ataques. É provável que as baleias fossem atacadas por vários tubarões simultaneamente e a cabeça fosse o alvo predileto devido à grande quantidade de gordura que armazenava.

Sendo assim, os tubarões da época, incluindo os megalodontes, viam os narizes das baleias cachalotes como um verdadeiro buffet de gordura, o que coloca esse prato no topo de sua lista de quitutes prediletos.

iStock/Getty Images Plus(Fonte: iStock/Getty Images Plus)

Os tubarões atuais continuam sendo carnívoros. Embora as pessoas temam ser atacadas por esses animais, isso não faz muito sentido, pois são os tubarões que deveriam temer as pessoas, já que o consumo de carne de tubarão é muito comum, principalmente no Brasil.

Ao mesmo tempo, os tubarões de hoje não comem mais narizes de baleias cachalotes. Na verdade, eles não comem mais esse animal e os cientistas agora querem entender o porquê.

Traído por outro tubarão

A extinção dos megalodontes ainda é um grande mistério para a ciência. Contudo, alguns estudos sugerem que esses animais foram extintos devido à ascensão de outros tubarões nos mares, como o tubarão-branco e o tubarão-tigre —- para a sorte das baleias cachalotes e dos seus narizes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: