Por que os gatos lambem uns aos outros?

08/09/2022 às 02:002 min de leitura

Se você tem mais de um gato em casa, já deve ter visto eles lambendo uns aos outros. Esse comportamento às vezes parece supercarinhoso e outras vezes parece mais uma briga. Os motivos das lambidas são vários e vão de demostração de carinho a demonstração de poder.

Allogrooming, uma forma de carinho

Lamber uns aos outros pode ser uma forma de demonstrar carinho. (Fonte: Shutterstock)Lamber uns aos outros pode ser uma forma de demonstrar carinho. (Fonte: Shutterstock)

O comportamento de lamber as cabeças uns dos outros recebe o nome de allogrooming em inglês e não é exclusivo dos gatos — primatas e outros animais sociais também o praticam.

Gatos fazem isso quando querem demonstrar carinho, união e confiança. Além disso, lamber a cabeça de outro gatinho ajuda na limpeza, já que é uma área difícil de limpar sozinho. Outro fator que leva a esse comportamento é o instinto de sobrevivência. Para reconhecer quem faz parte do mesmo grupo, os gatos usam o cheiro, assim, se todos recebem lambidas, todos ficam o mesmo cheiro.

Instinto materno

Mamãe gato usa as lambidas para indicar afeto e criar laços com seus bebês. (Fonte: Shutterstock)Mamãe gato usa as lambidas para indicar afeto e criar laços com seus bebês. (Fonte: Shutterstock)

O ato de lamber uns aos outros também remonta ao comportamento materno em relação aos filhotes. As gatas costumam segurar os gatinhos filhotes por alguns segundos e lambê-los antes que eles fujam correndo para a próxima brincadeira — essa é uma forma da mãe demostrar afeto pelo bebê. Outro comportamento que também relembra os felinos da sua infância é o de amassar uns aos outros com as patinhas.

Mas nem sempre lamber tem a ver com carinho

Lamber também pode servir pra mostrar quem é que manda na casa. (Fonte: Shutterstock)Lamber também pode servir pra mostrar quem é que manda na casa. (Fonte: Shutterstock)

Pode ser que você já tenha percebido que um dos seus gatos tem mais costume de lamber os outros. Isso pode ser um sinal de que ele é o chefe do grupo. Segundo Bruce Kornreich, diretor do Feline Health Center da Universidade Cornell, algumas vezes um gato dominante lambe os demais para cuidar de outros gatinhos que estão "abaixo" dele na hierarquia do grupo e, assim, reforçar a sua dominância.

Entretanto, nem sempre essas manifestações de dominância são bem-vindas. Quando um gato se sente incomodado com o comportamento do outro o resultado geralmente é uma briga e pelos para todo lado. Isso pode acontecer porque eles não querem ser lambidos naquele momento ou não querem ficar com o cheiro do outro.

Além das demonstrações de poder, os tutores de gatos devem ficar atentos para ver se não há lambidas em excesso, já que isso pode ser um sinal de que o seu gatinho está ansioso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: