Por que pássaros colocam pedaços de papel em suas penas?

20/09/2022 às 13:002 min de leitura

Se tem uma coisa que a internet está recheada é de vídeos de animaizinhos fazendo coisas engraçadas. Cão usando botões para se comunicar, visitando delegacia no Texas, cisne que faz amizade com carteiro, e claro, os pássaros não poderiam ficar por fora dessa!

Mas dessa vez não estamos falando daquele famoso meme do bem-te-vi ou de algo parecido, mas dos vídeos de aves rasgando pedaços de papel que estão fazendo bastante sucesso nas redes sociais há anos e continuam ganhando o coração dos usuários ao redor do mundo.

a(Fonte: Pixabay)

Ao que tudo indica, não existe uma preferência específica por um determinado tipo de papel, já que há registros das aves rasgando tiras de folhas de cadernos, jornais, revistas e — por que não? —, livros! 

Você já parou para pensar no que poderia estar por trás desse tipo de comportamento? Apesar de soar atípico ou mesmo engraçado, isso acaba ocorrendo porque o pássaro está planejando guardar os pedaços de papel para construir o seu ninho. 

a(Fonte: Unsplash)

Desvendando o comportamento

Claro, nem sempre isso acaba acontecendo, mas é a intenção original, já que o instinto segue presente nos animais. Pássaros fazem isso com gravetos ou folhas de árvores, além de papel, já que este último acaba se apresentando como uma possibilidade alternativa quando o animal não está na natureza.

Ou seja, se trata de um comportamento normal dentro das espécies. Afinal, colocando materiais mais leves nas penas, fica mais fácil transportá-los durante o voo. Se você pesquisar sobre esse fenômeno envolvendo as tiras de papel, encontrará tanto vídeos dos famosos periquitos quanto de uma outra ave comum em outras localidades, o agapornis, nativo do sudoeste da África.

Independente da ave, é possível reparar que tanto os machos quanto as fêmeas podem apresentar esse comportamento. Mas, sem sombra de dúvidas, são elas que se destacam criando "saias" ou um "mega hair" exuberante e ganhando nota 1000/10 no quesito estilo e originalidade.

Os donos destes animais, é claro, se divertem com a situação, e alguns tomam o cuidado de reservar papéis para que as aves façam a festa. E sim, todo cuidado é pouco: nessas horas, pode ser perigoso deixar livros à mostra. Agora que está tudo explicado, confira alguns dos vídeos destas lindas aves que fizeram sucesso no YouTube!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: