
Estilo de vida
09/10/2022 às 12:00•2 min de leitura
Apesar de serem famosas por clássicos do terror trash, acredite: bolhas assassinas não são apenas coisas de cinema.
Afinal, na década de 1990, a pequena cidade de Oakville, nos Estados Unidos, foi vítima de um "ataque" de perigosas bolhinhas gosmentas. Até hoje o caso é um verdadeiro mistério e muita gente ainda se pergunta o que eram as pequenas bolotinhas que assustaram e afetaram a vida de centenas de pessoas.
Tudo começou em agosto de 1994, quando o oficial de polícia David Lacey viu estranhas bolhas no vidro de sua viatura. Na ocasião, ele acreditou se tratarem de gotículas de chuva e não prestou tanta atenção às bolhinhas que começaram a se acumular cada vez mais.
Quando o acúmulo começou a atrapalhar sua visão, o oficial resolveu que era hora de usar o limpador de para-brisa, mas, para sua surpresa, as gotas não foram simplesmente removidas do vidro. O que aconteceu foi uma verdadeira bagunça, com as lâminas do limpador espalhando a estranha substância por toda a extensão do vidro, dificultado a visualização da estrada. Foi aí que ele percebeu que algo de estranho estava acontecendo.
Reconstituição mostra policial percebendo algo de errado no para-brisa de sua viatura (Fonte: Youtube/Reprodução)
Lacey conseguiu dirigir até um posto de gasolina, onde parou para limpar os vidros do carro. Ainda confuso por nem mesmo conseguir imaginar de onde teriam vindo as bolotinhas que cobriram o para-brisa, o policial vestiu luvas e resolveu examinar a estranha substância. Segundo ele, as bolhas tinham consistência viscosa.
O policial não deu muita atenção para o estranho fato — mesmo se questionando de onde teriam vindo as bolhas viscosas, que pareciam ter caído do céu. Foi então que os sintomas começaram a surgir.
O que o policial não sabia era que as estranhas bolhas apareceram em diversos pontos da cidade, cobrindo ruas e campos, atiçando a curiosidade de muitos moradores da região. Assim como ele, várias pessoas acabaram tocando as misteriosas bolhinhas. Todas elas acabaram ficando doentes.
Estranha substância das bolhas deixou habitante da cidade doentes e levou vários animais a óbito.
Moradores de toda a cidade começaram a reportar sintomas como fadiga e náusea. Beverly Roberts, uma das habitantes de Oakville, disse ter ficado curiosa com a estranha substância e levou algumas bolinhas para casa para dar uma olhada. Não demorou até ela começasse a sentir sintomas de vertigem, buscando então ajuda médica e constatando não ser a única a adoecer. "Todo mundo na cidade pegou gripe", disse a moradora ao Unsolved Mysteries.
O que para os humanos parecia levemente nocivo, para os animais era letal. Na fazenda de Roberts, por exemplo, 12 de seus animais morreram. Ela também se deparou com o corpo de um sapo e de um corvo nas proximidades. Em outra fazenda, um gato de estimação também veio a óbito. Na época, amostras da substância chegaram a ser estudadas e foram encontradas ali duas bactérias: a Pseudomonas fluorescens e a Enterobacter cloacae.
Nunca ficou confirmado se elas seriam suficientes para causar tanto mal estar nos habitantes e tirar a vida dos animais. Maiores estudos foram interrompidos quando as amostras estudadas pelos departamentos de saúde e ecologia de Washington State simplesmente desapareceram dos laboratórios. Até hoje, quase 30 anos depois do ocorrido, o caso continua sem explicação.