Por que alguns arco-íris se formam mesmo sem chuva?

04/02/2022 às 11:002 min de leitura

Quando o Sol decide aparecer logo depois que uma chuva foi embora, é comum esperarmos um belo arco-íris aparecer pelo céu — afinal, essas são as condições meteorológicas clássicas para que esse fenômeno aconteça. Isso ocorre porque as luzes do Sol mudam de velocidade e se dobram ao entrar em contato com as gotas de chuva.

Ao bater na outra parede da gota, o raio solar é refratado (desviado) para fora dela. Como cada cor tem diferentes ângulos de refração, conseguimos ver no céu o tão célebre arco de cores, o qual chamamos carinhosamente de arco-íris. Mas por que nós conseguimos ver esse tipo de fenômeno até mesmo nos dias em que não há chuva? Vamos entender!

Chuva invisível

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Você pode pensar que não é o caso, mas a formação dos arco-íris espontâneos também é possivelmente formada através da chuva — porém, uma que você não consegue ver. Segundo especialistas em meteorologia, é provável que tudo isso faça parte de um tipo de precipitação chamado Virga, também conhecido como "Chuva Fantasma".

Esses modelos de nuvem são bem comuns em lugares muitos secos e quentes, fazendo que a água da chuva evapore antes de entrar em contato com o chão. No entanto, engana-se quem pensa que a chuva é o único tipo de água capaz de criar um arco-íris no céu.

A luz solar também pode se refletir e refratar em cristais de gelo presos na atmosfera, o que dependerá do ângulo de encontro e da posição do Sol para emitir cores. Em outros casos, esses cristais de gelo podem ser responsáveis pela formação de outro fenômeno, chamado halo, que nada mais é do que um anel de luz que rodeia um corpo celeste.

Tipos de refração de luz

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Um halo de 22°, por exemplo, é um círculo de luz com um raio de 22° que se forma ao redor do Sol — mas também pode se formar ao redor da Lua. Esse fenômeno mantém as mesmas propriedades da luz branca. 

De um lado, existem os arcos circum-horizontais, que são os halos ópticos coloridos e paralelos ao horizonte. Isso ocorre quando a luz entra pela face lateral de um cristal de gelo prismático e hexagonal e sai pela base inferior dele. O arco circum-horizontal só pode acontecer quando o Sol está em um ângulo maior que do que 58°.

Do outro, está o arco circunzenital, que apresenta um trecho de arco com curvatura voltada para o Sol, similar a um arco-íris invertido no céu. Entretanto, esse fenômeno é formado quando o Sol está abaixo do ângulo de 32°. Embora nenhum dos exemplos citados nessa parte do texto sejam tecnicamente um arco-íris, todos eles apresentam modelos de refração da água em comum. E, mesmo que eles nunca cheguem a ser considerados como um arco-íris, você provavelmente desfrutaria da mesma forma essa visão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: