Como saber a idade do seu gato?

13/10/2022 às 11:002 min de leitura

Dizem por aí que o mundo é dividido entre dois tipos de pessoas: as que gostam de cachorros e as que preferem a companhia dos gatos. Se você se enquadra neste segundo time, é provável que em algum momento tenha aberto as portas de casa para um companheiro felino — ou, quem sabe, planeja levar um bichano para casa no futuro próximo.

Em muitos casos, esses gatinhos fofos entram em nossas vidas sem que saibamos muito sobre seus respectivos passados, seja ao resgatá-los das ruas ou adotá-los em feirinhas especializadas. Na imensa maioria das vezes acabamos levando um bichinho para o lar sem saber quando nasceu e, por consequência, quantos anos ele já tem. Neste caso, como saber a idade do seu gato?

Como descobrir a idade do meu gato?

Existem algumas características que ajudam bastante na hora de estimar a idade dos nossos amigos felinos. Obviamente, um veterinário é muito mais qualificado para observar estes aspectos e chegar a uma idade aproximada, mas existem algumas coisinhas que podemos observar por conta própria e determinar se o bichinho é filhote, adulto ou idoso.

Uma das melhores formas de estimar a idade de filhotes é observando sua dentição. (Fonte: Unsplash)Uma das melhores formas de estimar a idade de filhotes é observando sua dentição. (Fonte: Unsplash)

Para começar, o tutor deve conferir os dentes do animal. Se o seu gato é filhote, verifique quais dentes já surgiram. Se somente os dentinhos da frente (incisivos) saíram, é provável que o bichano tenha nascido no máximo 3 semanas atrás. Os demais dentes de leite, incluindo os caninos, surgem até 6ª semana. Entre a 10ª e a 12ª semana os incisivos de leite começam a cair e são substituídos pelos dentes definitivos. Até mais ou menos o quinto e o sétimo mês de vida, todos os dentinhos já serão definitivos.

Ainda em relação aos dentes dos amigos felinos, a condição dentária é um bom indicador de suas idades. Gatos mais jovens costumam ter dentição mais branquinha, enquanto os mais velhos geralmente apresentam dentes mais amarelados. Outro fator importante para saber se um bichano é jovem ou mais vivido é a ausência, ou presença, de tártaro. Este último pode não ser tão relevante para determinar a idade quando o tutor do gato em questão cuida bem da saúda bucal do amigo peludinho.

Outra forma de estimar a idade dos bichanos é a observação de sua maturidade sexual. Machos costumam chega a este estágio por volta do 6º mês de vida e tutores devem observar sinais de que isto já ocorreu quando os felinos começam a fazer xixi para demarcar território e seus testículos ficam maiores. Já as fêmeas atingem maturidade sexual entre o quinto e o nono mês, quando começa seu ciclo estral.

Observar características dos bichanos é essencial para estimar suas idades. (Fonte: Unsplash)Observar características dos bichanos é essencial para estimar suas idades. (Fonte: Unsplash)

A pelagem do animal também é um bom indicador da idade. Quando mais jovens, seus pelos são mais fininhos e macios; conforme vão ficando mais maduros, seus pelos vão se tornando mais e mais espessos e podem até mesmo mudar de cor. Além disso, gatos são bichos muito preocupados com a própria limpeza e sempre se lambem buscando manter os pelos bastante limpos. Se você perceber que o bichinho parou de limpar os próprios pelos é provável que ele já esteja idoso e sentindo dores que o impedem de manter a própria higiene.

Os olhos do bichano também são bons indicadores: quando filhotes ou ainda adultos mais novos, gatos jovens mantêm seus olhos limpinhos. Adultos mais velhinhos costumam não limpar tanto o próprio rosto, deixando acumular remelas.

Consulte um veterinário

Novamente, é importante frisar que, embora seja possível ter uma ideia por conta própria, é indispensável a consulta veterinária para determinar a idade aproximada do seu amigo felino!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: