6 coisas que podem substituir o catnip para o seu gato

01/11/2022 às 09:003 min de leitura

Os gatos dominam a internet com seus vídeos fofos. E vários desses vídeos só existem graças ao catnip, ou erva-dos-gatos, uma plantinha que tem a capacidade de deixar os gatinhos “chapados”, mas que não oferece risco algum aos felinos. Pelo contrário, ter essa erva em casa deixa o ambiente mais enriquecido. Porém, nem todo gato gosta de catnip – na verdade, entre 30% e 40% dos gatos não tem reação alguma à tal erva. Se você já testou e o seu gato não curtiu catnip, há outras opções seguras para oferecer a ele. Veja abaixo algumas delas.

1. Valeriana

A valeriana tem um cheiro não muito agradável. (Fonte: Shutterstock)A valeriana tem um cheiro não muito agradável. (Fonte: Shutterstock)

A primeira alternativa é a valeriana, uma planta medicinal com um cheiro bem forte. Pode ser que você não curta tanto o cheiro dela, mas os gatos podem interpretá-lo como se fosse a urina de outros felinos e isso pode deixá-los mais “alegrinhos”. O ingrediente que os faz ficarem animados com a planta é a actinidina, mas é possível achar outras alternativas com esse mesmo princípio ativo e sem o cheiro horrível.

2. Silver vine

A silver vine ou matatabi é uma planta originária da China e do Japão. Ela gera uma flor branca e é mais potente que o catnip. Nesse caso, o que é dado para os gatos é um pequeno tronco da planta que tem um perfume estimulante. Seu gatinho vai brincar, morder, lamber a planta e depois ficar relaxado por horas. Como é uma alternativa mais potente que o catnip, seu efeito pode durar de 5 a 30 minutos. Você encontra esses gravetinhos à venda pela internet.

3. Madressilva

A madressilva é uma opção que também embeleza o jardim. (Fonte: Shutterstock)A madressilva é uma opção que também embeleza o jardim. (Fonte: Shutterstock)

Há mais de 180 espécies de madressilva, mas apenas a Lonicera tartarica parece chamar atenção dos gatinhos. Além dessa espécie contar com compostos presentes no catnip, ela gera uma flor muito bonita, então pode ser uma ótima alternativa para quem tem um quintal ao qual os gatos tem acesso.

4. Camomila

As flores desidratadas podem ser usadas no lugar de catnip. (Fonte: Shutterstock)As flores desidratadas podem ser usadas no lugar de catnip. (Fonte: Shutterstock)

Não é só você que pode relaxar com um chazinho de camomila. Seu gatinho também pode se beneficiar dos efeitos calmantes dessa planta. O que mais chama atenção dos gatos, nesse caso, são as flores de camomila. Assim, a melhor forma de utilizá-la como alternativa ao catnip seria desidratar as flores e colocá-las dentro dos brinquedos do seu felino.

5. Lavanda

A lavanda pode ser benéfica para os pets e os humanos. (Fonte: Shutterstock)A lavanda pode ser benéfica para os pets e os humanos. (Fonte: Shutterstock)

Outra planta que possui efeitos calmantes é a lavanda. O bom é que, além de ter esse efeito, ela é uma planta bonita e muito perfumada, assim é uma ótima opção para ter dentro de casa, já que embeleza e perfuma o ambiente e ainda pode deixar seus bichinhos de estimação mais relaxados.

6. Azeitonas

Nem só ervas e plantas fazem efeito sobre os gatos, as azeitonas também podem ser uma opção para deixá-los, digamos, “relaxados”. As azeitonas não são tóxicas para gatos, então é seguro deixá-los brincar com uma azeitona no chão. Eles provavelmente vão se esfregar nela e sair rodando pela casa brincando com ela como fazem com bolinhas. Mesmo que seu gatinho coma um pedaço da azeitona, não há problema. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na ingestão, já que comer muitas azeitonas pode deixar seu pet com dor de estômago.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: