Estilo de vida
15/11/2022 às 06:30•2 min de leitura
O Pantera Negra da Marvel possui força, velocidade e agilidade sobre-humanas e, de acordo com o criador do personagem, Stan Lee, todas essas habilidades são inspiradas no felino gigante que habita as selvas. Veja abaixo algumas das características que fazem da Pantera Negra uma super-heroína da vida real.
Assim como o personagem da Marvel, o termo “Pantera Negra” é fictício. Na realidade, os grandes felinos negros existem na vida real, mas são leopardos ou onças melanísticos, ou seja, são animais nos quais a pelagem possui mais melanina. Essa característica é dominante, então, quando uma onça-pintada normal reproduz com um onça-pintada melanística, há uma chance maior de que os filhotes tenham a pelagem negra. No vídeo acima, por exemplo, podemos ver uma mamãe onça com seu filhote melanístico.
Onças que vivem aqui no Brasil também podem desenvolver a pelagem negra. (Fonte: Shutterstock)
Além da África, continente onde também fica Wakanda na ficção, as panteras-negras são encontradas na Ásia e na América Central e do Sul. Na primeira, são encontrados os leopardos melanísticos. Já as Américas são o território das onças-pretas, incluindo aí o Brasil.
Suas garras são retráteis como as do personagem da Marvel. (Fonte: Shutterstock)
As garras retráteis de vibranium do Pantera Negra da Marvel foram diretamente influenciadas por uma característica natural dos leopardos e onças. Segundo o pesquisador Craig Saffoe, do Zoológico Nacional e Instituto de Conservação Smithsonian, cada dedo desses animais possui um ligamento conectado a uma garra que é puxada para trás quando não está em uso. Isso garante que elas permaneçam protegidas e afiadas.
Por terem a pelagem escura, as panteras-negras ganham uma vantagem a mais na hora da caça. Felinos em geral costumam ficar bastante ativos durante a noite e os pelos pretos garantem que esses animais consigam ser ainda mais furtivos na hora de se esconder das suas presas.
Fugir de um leopardo é uma tarefa bastante difícil, já que eles são velozes, nadam muito bem e nem mesmo subindo em árvores você estaria a salvo. O leopardos conseguem escalar usando suas garras para se engancharem na casca das árvores. Além de subir para caçar presas que tentam se esconder, esses felinos ainda têm o costume de levar as presas caçadas no solo para o alto de árvores a fim de comerem tranquilos. As onças também podem subir em árvores, mas como a disputa com hienas ou leões não faz parte da sua vida, é menos comum que elas façam isso.
Diferente do seu gatinho de estimação que provavelmente odeia água, as onças e leopardos são excelentes nadadores. Como as onças vivem na América Central e do Sul e esses territórios costumam ter mais água à disposição, elas têm o costume de entrar na água para brincar, se refrescar e relaxar. Além, é claro, de caçar.
A visão é um dos superpoderes desses felinos. (Fonte: Shutterstock)
Na Marvel, o Pantera Negra usava a ótica de visão noturna do seu traje para encontrar inimigos à noite. Na vida real, as panteras-negras não precisam de nenhuma tecnologia extra, já que seus olhos absorvem mais luz e isso faz com que eles enxerguem 6 a 7 vezes melhor do que nós humanos.