Estilo de vida
20/01/2023 às 09:04•2 min de leitura
O planeta Terra é uma verdadeira caixa cheia de surpresas, sendo que muitas delas giram em torno daquilo que nos torna tão preciosos: a vida. São tantas espécies diferentes de seres vivos coexistindo em um mesmo espaço que é difícil imaginar que outro lugar no universo possa oferecer uma variedade semelhante.
Os dinossauros, por exemplo, eram animais catastroficamente gigantescos e que reinaram em nosso planeta por muitos anos até serem extintos. Ao mesmo tempo, existem por aí animais tão minúsculos que nem se comparam ao tamanho atingido por esses colossos do passado. Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis das criaturas mais pequenas que dividem o mundo conosco. Olha só!
(Fonte: Wikimedia Commons)
O Paedophryne amauensis é uma espécie de rã nativa de Papua-Nova Guiné descoberta apenas em 2009. O mais incrível sobre esse anfíbio, no entanto, é que ele costuma medir somente 7 milímetros de comprimento. Já imaginou chegar perto de uma criatura tão pequena assim?
Para sobreviver, essas rãs costumam viver entre folhas, musgo ou escondidas no chão da floresta da região equatorial. Pouco se sabe do porquê delas serem tão pequenas assim, mas isso definitivamente as torna criaturas muito marcantes.
(Fonte: Getty Images)
Paedocypris é o nome científico dado para o gênero de minúsculos peixeis ciprinídeos encontrados em pântanos e riachos nas ilhas do Sudeste Asiático de Bornéu, Sumatra e Bintan. Inclusive, eles já foram reconhecidos como uma das menos espécies de peixes no mundo inteiro — sendo extremamente raros.
Na fase adulta, esses pequeninos podem crescer até 8 centímetros, alimentando-se majoritariamente de plâncton. No entanto, por conta da destruição de seu habitat, esses animais estão à beira da extinção.
(Fonte: Shutterstock)
A Tailândia é conhecida por ser lar de alguns dos menores animais do mundo e um deles é o morcego-nariz-de-porco-de-kitti, também conhecido como morcego-abelha. Esse talvez seja um dos animais minúsculos mais impressionantes do planeta, principalmente pela comparação com o tamanho de outros animais da mesma família.
Eles medem cerca de 3 centímetros, embora suas asas possam se estender até 15 centímetros. Vivendo em cavernas de cal, essas criaturas são normalmente encontradas perto de rios e chamam atenção pela sua cor avermelhada e orelhas grandes.
(Fonte: Shutterstock)
Dentro da lista de menores animais do mundo, o Brasil conseguiu colocar um representante: o sagui-pigmeu. Esses animais não apenas são os menores macacos do planeta, como também são extremamente fofos e habitam a selva amazônica. Sendo assim, são encontrados também em países como Peru, Bolívia e Colômbia.
Em geral, os adultos dessa espécie chegam a ter 35 centímetros de altura e pesam apenas 100 gramas. Com isso, também passam a figurar como membros do grupo de pequenos animais da selva.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Apesar de cobras em geral serem criaturas que despertam muito medo, é difícil imaginar uma pessoa ficando apavorado perto de uma Leptotyphlops carlae, uma minúscula cobra que tende a medir apenas 10 centímetros de comprimento — o que faz dela a menor cobra da Terra.
Esses pequeninos animais vivem nas florestas das farpas caribenhas, sendo bastante difíceis de encontrar. Mesmo assim, caso você encontre uma delas em algum momento, não é preciso temer: elas não são cobras venenosas e não representam nenhum risco à vida humana.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Para finalizar a lista de menores animais do mundo, uma criatura que não poderia ficar de fora é a tartaruga-de-patas-malhadas. Essa espécie africana vive principalmente no sul da Namíbia e na África do Sul, atingindo uma média de 10 centímetros de comprimento e peso aproximado de 140 gramas.
Outra curiosidade sobre esses animais é que eles possuem cinco dedos nas patas dianteiras, algo completamente diferente de outras tartarugas.