Cientistas criam robô inspirado em O Exterminador do Futuro 2

31/01/2023 às 12:002 min de leitura

Em uma das cenas mais conhecidas do filme O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991), o ciborgue T-1000 se derrete para atravessar grades e em seguida se solidifica, voltando à forma normal. Um minúsculo robô com esta mesma capacidade acaba de ser criado por cientistas chineses e americanos.

Batizado de Matéria de Transição de Fase Magnetoativa (MPTM), o pequeno robô alterna entre os estados sólido e líquido, assim como o personagem interpretado pelo ator Robert Patrick. Graças à habilidade, ele pode ser usado em várias tarefas diferentes.

De acordo com o estudo publicado na revista Matter na quarta-feira (25), a "versão real" do T-1000 é feita de micropartículas de neodímio magnético, boro e ferro embutidas em gálio líquido, um metal com baixo ponto de fusão (29,8 °C). O processo de transformação em líquido é ativado por um campo magnético externo.

Robô T-1000. (Fonte: IMDb/Reprodução)Robô T-1000. (Fonte: IMDb/Reprodução)

O calor gerado pela indução magnética aquece e derrete o gálio, causando a mudança de fase do material. As partículas magnéticas também são responsáveis por dar mobilidade ao robô que, na sequência, se reconstitui em sua forma sólida como em um passe de mágica.

Veja o robô em ação

Durante o estudo, os pesquisadores realizaram alguns experimentos para testar as capacidades de derreter e se recompor do composto. Um deles teve como inspiração a clássica cena do longa estrelado por Arnold Schwarzenegger.

Utilizando imãs para ativar o processo, os especialistas registraram uma versão do bot em formato de boneco derretendo e se transformando em uma poça amorfa enquanto desliza pelas grades de uma gaiola. Já do lado de fora, o material se recompõe, veja:

Em outro experimento, o bot aparece em ação dentro de uma versão sintética do estômago humano, realizando a mesma transformação, demonstrando capacidade de ser utilizado nas mais variadas situações. A equipe da pesquisa explicou ainda que o composto conseguiu escalar paredes e realizar outras proezas.

Além da inspiração no ciborgue T-1000, a criação também teve como base as características do pepino-do-mar. O curioso animal marinho é conhecido por alternar entre os estados rígido e macio para se proteger dos predadores, se escondendo em locais apertados e para aumentar a sua capacidade de carga.

Uso na medicina e em outras áreas

Enquanto o vilão de O Exterminador do Futuro 2 usava suas habilidades para perseguir os alvos, o recém-criado robô capaz de mudar de forma vai trabalhar de maneiras bem diferenciadas. Uma das ideias dos criadores é utilizá-lo em aplicações médicas, removendo corpos estranhos dentro do organismo e levando medicamentos a órgãos específicos, por exemplo.

Ele também pode ser usado para tarefas como reparo de circuitos eletrônicos, se transformar em uma chave de fenda universal e em trabalhos realizados em locais de difícil acesso. A tecnologia se mostrou capaz ainda de saltar, girar sobre si mesma e mover-se a 1 metro por segundo ao ser estimulada pelo campo magnético.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: