Saúde/bem-estar
15/03/2023 às 11:00•2 min de leitura
Seja em desenhos animados ou filmes de comédia, é muito provável que muitos de nós já tenhamos visto uma cantora de ópera utilizar sua poderosa voz para quebrar vidros por aí. Porém, será que essa é uma habilidade que os seres humanos realmente conseguiriam desenvolver na vida real? É possível estilhaçar um copo de vidro sem tocá-lo?
Para a surpresa de muitos, isso não é apenas ficção. De acordo com a ciência, uma pessoa pode muito bem utilizar suas habilidades vocais para destruir um objeto de vidro sem ter nenhum contato físico com ele. Mas como isso é possível? Para explicar toda essa ação, nós decidimos buscar mais informações para vocês. Veja só nos próximos parágrafos!
(Fonte: Repositório de imagens NZN)
Segundo as leis da física, cada material na Terra possui uma frequência de ressonância natural, e isso também vale para cada pedaço de vidro. Essa frequência nada mais é do que a velocidade na qual esse material vibrará se for atingido. Copos de vinho, por exemplo, são especialmente ressonantes devido a sua forma oca e tubular.
Se você der um fraco "peteleco" em uma taça de vinho, notará que ela produzirá um som de vibração ao toque. Esse som será equivalente a uma nota musical específica, dependendo apenas do vidro e de como ele foi feito. Se um cantor treinado atingir a mesma nota musical que corresponde à frequência de ressonância do vidro, as ondas sonoras farão vibrar as partículas de ar ao redor do vidro.
Isso, por sua vez, fará com que o vidro comece a vibrar também. Se o cantor em questão cantar alto o suficiente, as vibrações podem fazer com que o vidro estremeça com tamanha força que se estilhaçará sob o esforço. Porém, como dito anteriormente, é bem pouco provável que qualquer pessoa tenha essa capacidade. Especialistas acreditam que um cantor precisa ser muito bom e ter um pouco de sorte para conseguir quebrar um vidro apenas usando sua voz — mas é algo que pode, sim, ser feito.
De acordo com pesquisadores, copos de cristal muito finos são mais frágeis que outros tipos de vidro, o que os torna mais quebradiços pela voz do que um copo de água mais espesso. Além disso, o volume é outro fator chave nesse processo. Quanto mais alto for a cantoria de uma pessoa no tom certo, mais o ar se deslocará. Cantar mais alto resulta em ondas sonoras que atingirão o vidro com maior força.
Em 2005, o programa de televisão MythBusters, do Discovery Channel, provou que uma voz sozinha pode ser capaz de quebrar o vidro. Para isso, os cientistas Adam Savage e Jamie Hyneman convidaram o cantor de rock Jamie Vendera para realizar uma série de experimentos.
Vendera conseguiu quebrar uma taça de vinho com um grito de 105 decibéis — em comparação, a fala humana normal tem cerca de 50 decibéis. E você, se julga apto a vencer esse desafio? Caso queira tentar, cuidado para não sair quebrando todos os copos que aparecem pela frente!