Ciência
20/04/2023 às 04:00•2 min de leitura
Entusiastas de plantas estão sempre em busca de formas de ajudá-las a crescer, se desenvolver e florescer. Seja cultivando um belo jardim, uma plantação de hortaliças no quintal ou apenas aquela única plantinha na janela, é sempre bom ficar de olho em soluções práticas e caseiras para manter os vegetais vivos e saudáveis.
Muitas vezes a gente vê por aí todo tipo de dica, incluindo algumas sobre o uso de coisas do cotidiano que descartamos sem nem pensar duas vezes, mas que podem ser de grande ajuda para quem tem planta em casa. Um destes itens é a casca de ovo, que dizem ser muito útil às plantinhas. Mas e aí, será que é verdade ou apenas mais um mito?
A resposta simples e rápida é a seguinte: sim, casca de ovo é ótimo para plantas. Mas não necessariamente para todas elas. Porém, por agora vamos focar nos vegetais que são capazes de aproveitar tudo aquilo que as cascas de ovo que normalmente iriam para o lixo têm para oferecer.
Cascas de ovos são verdadeiras aliadas da maioria dos vegetais
A começar pelas plantinhas caseiras, destas que normalmente temos em nossas varandas, bancadas, janelas e prateleiras. É verdade que a grande maioria delas pode se beneficiar bastante dos nutrientes, potássio e sódio que compõe a casca de ovo. Outros que se dão muito bem com as casquinhas dos ovos são tomates, brócolis e vegetais folhosos verdes.
Tomates, por exemplo, ficam muito menos propícios a apodrecer, algo que pode acontecer por deficiência de cálcio. Como o principal componente da casca do ovo é justamente o carbonato de sódio, acrescentar este item ao substrato ou solo.
Além de fortalecer os vegetais, a casca de ovo também é ótima para diminuir a acidez do solo. Falando ao Reader's Digest, o especialista em botânica Frank McDonough explicou que não há prejuízo algum em utilizar este item, principalmente no caso de plantações nas quais se utiliza fertilizante caseiro.
Você pode adicionar ao substrato a casca de ovo em pó ou quebrada em vários pedaços
Nestas situações, a acidez do solo pode ficar muito alta, dificultando a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas. Acrescentar casca de ovo quebrada em pedacinhos ou até em pó reduz a acidez do solo, permitindo ao vegetal absorver nutrientes mais facilmente e, consequentemente, ficar ainda mais saudável.
Uma observação importante: antes de utilizar cascas de ovos em suas plantas ou jardim, é preciso lavá-las e deixá-las secar. Só então sua adição ao substrato é recomendada.
Nem todos os vegetais se dão tão bem com cascas de ovos, como é o caso do mirtilo e das azaleias, que preferem solos mais ácidos. Nestes casos, a adição da casca de ovo seria prejudicial, já que atuaria diminuindo esta acidez.
Azaleias não se dão tão bem com cascas de ovos por preferirem solo mais ácido
Porém, para realmente impactar negativamente na saúde e no desenvolvimento destas plantas, seria necessária uma quantidade imensa de cascas de ovos adicionadas ao substrato ou ao solo. Em pequenas quantidades, o risco de afetar a planta é quase insignificante — mas, na dúvida, é melhor não usar!