Qual é o objeto sólido mais rápido conhecido no universo?

30/04/2023 às 08:002 min de leitura

Em comparação com o que existe no universo conhecido, a velocidade de um guepardo pode parecer algo completamente irrelevante. Afinal, até onde sabemos, as coisas mais rápidas existentes no espaço são os fótons de luz, que se movem a aproximadamente 300 milhões de m/s. 

No entanto, quando o assunto fala sobre o que é a coisa mais rápida do universo, provavelmente estamos falando sobre algo que não seja tão pequeno ao ponto de ser invisível ao olho nu. Então, como podemos determinar qual é o objeto sólido mais veloz conhecido pelos seres humanos? Veja o que dizem os cientistas!

Leia também: 4 ideias da ficção científica que são possíveis, teoricamente

Observando o espaço

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como aprendemos cientificamente, o universo está em constante expansão. Isso quer dizer que todas as coisas estão se afastando ao mesmo tempo. Logo, quanto mais distante um objeto está de nós, mais rápido ele está se afastando. Portanto, nesse sentido, o objeto mais rápido conhecido pelos seres humanos instintivamente seria aquele mais distante.

Esse é um recorde que costuma ser quebrado todos os anos, principalmente quando instrumentos tecnológicos como o telescópio James Webb são capazes de identificar novos astros em galáxias cada vez mais afastadas da nossa. Conforme a tecnologia humana por progredindo, é seguro apostar que teremos novos candidatos para objetos mais rápidos do universo. 

Porém, como essa medida é extremamente relativa ao observador, fica difícil de levá-la em consideração. Uma maneira mais eficiente de encontrarmos o potencial objeto mais rápido do universo seria determinar aquele que se move mais depressa em relação aos que estão próximos dele.

Altos índices de aceleração

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em termos "terráqueos", o produto mais veloz gerado pelos seres humanos foi a Parker Solar Probe, uma sonda espacial desenvolvida pela NASA para orbitar o Sol. Ela atingiu cerca de 532 mil km/h em relação à estrela-mãe de nosso Sistema Solar — e ainda deve ir 30% mais rápido, caso nenhum imprevisto ocorra.

No entanto, isso não é nada para os padrões de alguns planetas que já encontramos por meio da ciência. Por exemplo, o objeto SWIFT J1756.9-2508b orbita um pulsar em menos de uma hora, o que significa que ele produz uma velocidade média de cerca de 766 km/s ou 0,2% da velocidade da luz.

Buracos negros girando em torno um do outro, contudo, podem atingir velocidades muito maiores que isso, mas só costumamos saber sobre isso a partir da onda gravitacional que produzem quando se fundem. Em termos de movimento linear, algumas estrelas são tão velozes que são lançadas para fora de suas galáxias. O mais rápido conhecido até hoje beira velocidades de 1 mil km/s. 

Como é possível notar, saber definitivamente qual é o objeto mais rápido conhecido por nós é uma pergunta bastante relativa, uma vez que depende completamente do que realmente estamos procurando em termos científicos. De qualquer forma, é possível constatar que, definitivamente, estamos rodeados por objetos incrivelmente rápidos no universo que ultrapassam o nível de compreensão de uma pessoa comum. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: