Estudo aponta quantos tiranossauros viveram na Terra antes da extinção

18/05/2023 às 06:302 min de leitura

A extinção dos dinossauros e a passagem do tempo fez com que perdêssemos muitas informações referentes a essas criaturas. Porém, um estudo divulgado recentemente pela revista Science revelou que a população de tiranossauros pode ter alcançado a marca de 1,7 bilhões de representantes.

Por conta disso, há uma estimativa de que seria possível encontrar um t-rex a cada 24 quilômetros, ou até mesmo mais próximos uns dos outros. O estudo ainda revela que provavelmente existiram cerca de 19 mil tiranossauros do tipo ao mesmo tempo, com aproximadamente 90 mil gerações do dinossauro tendo passado pela Terra.

Esses dados, inclusive, são um contraponto a outro estudo feito em 2021, que considerava números como 20 mil tiranossauros existindo ao mesmo tempo e 125 mil gerações. Porém, segundo a paleontologista Eva Griebeler, o levantamento anterior não considerou dados como o tempo para chocar os ovos de novas criaturas, o que poderia alterar esses números para uma proporção mais baixa.

Porém, em um ponto ambos os estudos estão de acordo: é provável que atualmente os pesquisadores e arqueólogos tenham encontrado apenas 0,0000002% dos restos mortais de todos os Tiranossauros Rex que passaram sobre a Terra.

Novo estudo indica que aproximadamente 1,7 bilhões de tiranossauros rex passaram sobre - e não 2,5 bilhões, conforme indicava um estudo anterior. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Novo estudo indica que aproximadamente 1,7 bilhões de tiranossauros rex passaram sobre - e não 2,5 bilhões, conforme indicava um estudo anterior. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Outras curiosidades sobre o t-rex

Estudos já existentes apontam que essa espécie de dinossauro era muito comum na América do Norte (considerada a região nativa do tiranossauro), possivelmente indo do Alasca ao norte e chegando até o México no extremo sul. Outro detalhe é a estimativa de que o animal tenha existido durante dois ou três milhões de anos em nosso planeta.

Mais um detalhe digno de nota é que, em novembro de 2022, um grupo de pesquisadores fez a estimativa de que o maior tiranossauro da espécie que passou pelo nosso planeta era 70% maior do que o fóssil de maior tamanho de que se tem notícia: o Scotty, que pesava quase 9 toneladas enquanto vagava pela Terra.

Por fim, também há informações de que os tiranossauros rex podiam alcançar a velocidade máxima de 5 quilômetros por hora, o que seria o equivalente à velocidade de um ser humano caminhando.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: