5 dicas para manter suas plantas sempre saudáveis

06/06/2023 às 13:002 min de leitura

Cuidar das plantinhas parece ser uma tarefa difícil para quem não ganhou experiência, mas a verdade é que há alguns cuidados simples que podem ser fundamentais para facilitar o cultivo delas. Pensando nisso, separamos 5 dicas para garantir que diferentes espécies se mantenham belas e saudáveis no seu lar:

1. Conhecendo as particularidades

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Partindo do óbvio que nem todas as espécies devem ser regadas diariamente, é importante ter atenção ao volume de água que cada planta pede. Orquídeas, por exemplo, não devem ficar com as raízes encharcadas. 

Folhas amareladas são um indicativo de que algo não está certo, por isso, é importante verificar se o solo está muito seco ou úmido. Para definir a frequência da rega, o clima também deve ser considerado. No verão, mesmo os cactos podem exigir regas semanais. No inverno, por outro lado, há plantas que pedem um intervalo maior. Esse cuidado evita que a raiz mofe.

2. Aproveitando a hora certa de regar

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Assim como não jogar água muito fria diretamente sobre o solo evita que as plantas sofram choque térmico, regar a terra na incidência de luz solar intensa pode culminar na evaporação mais acelerada da água.

Dessa forma, a planta tende a absorver menos o líquido. Pensando nisso, adote um horário diferente para essa tarefa, que pode ser no início da manhã ou no final da tarde.

Para espécies que exigem pouca água, além de realizar a rega diretamente sobre o solo e esperar até que ele esteja seco para repetir o processo, pode ser interessante utilizar um borrifador.

3. Analisando as folhas

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Por mais que determinadas plantas cresçam na presença de luz solar direta, é importante não abusar e ficar de olho se a espécie deve ter uma exposição controlada. Folhas queimadas são um sinal de alerta.

Da mesma forma, cultivar plantas xerófitas na sombra pode ser uma forma de limitar o seu desenvolvimento. E por falar nisso, vale ficar de olho se o crescimento da plantinha está ocorrendo de forma regular.

Se notar que as folhas estão maiores em um dos lados do vaso, pode ser interessante virar e deixar outra região ser privilegiada pela luz solar. Mas lembre-se que os vegetais também são sensíveis a mudanças muito abruptas, então faça os ajustes aos poucos e observe como a planta reage.

4. De olho em detalhes

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Há períodos em que algumas folhas cedem espaço a novas, e isso faz parte do ciclo. Pensando nisso, não se esqueça de sempre retirar as folhas e pétalas secas do vaso e ficar de olho se a plantinha se apresenta saudável, sem a presença de pragas.

Afinal, quanto mais cedo iniciam os cuidados nesse cenário, maior a chance da espécie não morrer. Ainda vale a pena ficar de olho se a plantinha também não está murcha, com folhas opacas, por ter ficado grande demais para o vaso em que se encontra.

5. Cultivando flores de corte

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ao levar um buquê de flores para casa, a expectativa é que ele permaneça belo pelo máximo tempo possível. Contudo, nem sempre isso acontece. Além de retirar as flores da embalagem, não deixar folhas submersas e trocar a água do vaso diariamente, vale a pena ficar de olho se alguma solução é oferecida para ser aplicada.

Na falta dela, outro truque utilizado para postergar o momento em que as flores murcham consiste em diluir uma pitada de açúcar na água. Com isso, há buquês que podem durar mais de uma semana. No entanto, esse nutriente favorece a proliferação de bactérias, então é necessário tomar cuidado.

Controlar a iluminação permanece sendo importante nesse cenário, já que há flores que exigem sombra constante. Certifique-se também que a haste esteja cortada cerca de 2cm acima da base na posição diagonal, facilitando a absorção de nutrientes. Se for realizar o corte em casa, tome cuidado para não danificar a sua estrutura.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: