Artes/cultura
13/06/2023 às 08:00•2 min de leitura
Nas últimas semanas, uma série de imagens impactantes chamou a atenção do mundo inteiro: devido a 150 incêndios florestais em andamento no Canadá, a cidade de Nova York (Estados Unidos) foi tomada por uma fumaça laranja que prejudicou a qualidade do ar na região. O fenômeno, apesar de chocante, não é tão raro assim.
No ano passado, grandes nuvens de fumaça foram carregadas para a cidade de São Paulo e estavam atreladas à grande quantidade de focos de queimadas na Amazônia. Esse tipo de fenômeno pode despertar diversos tipos de problemas respiratórios nas populações locais. Portanto, como se proteger? Veja só cinco dicas para se manter seguro das fumaças de incêndios florestais!
(Fonte: GettyImages)
Se você estiver perto de um local sofrendo com incêndios florestais, é bem provável que veja a coloração do céu mudando nos dias seguintes ou uma concentração de fumaça muito maior do que o normal. Isso é resultado de ventos na atmosfera superior soprando pequenas partículas queimadas pelo ar.
Essas partículas ultrafinas de matéria orgânica queimada são muito pequenas para serem vistas a olho nu, mas podem causar condições nebulosas e diminuir a qualidade do ar ao seu redor. Procure por informações governamentais confiáveis que falem mais sobre o quão seguro é respirar o ar puro na sua cidade.
(Fonte: GettyImages)
Caso a sua região esteja sendo afetada pela fumaça de incêndios florestais, a maneira mais fácil de evitar entrar em contato com a poluição do ar é simplesmente evitar estar ao ar livre. Troque aquela corridinha diária nas ruas por um treino aeróbico dentro de casa e converse com seus chefes sobre a possibilidade de trabalhar remotamente.
Mantenha portas e janelas fechadas para que a poluição permaneça do lado de fora. E não pense que essa é uma dica só para seres humanos. Caso você possua animais de estimação, não os deixe do lado de fora da casa. Afinal, nossos bichinhos também podem desenvolver doenças respiratórias.
(Fonte: GettyImages)
Embora isso possa significar ter que tirar algum dinheiro do bolso, uma boa opção para se proteger da poluição causada pelos incêndios florestais é contar com um purificador de ar dentro de casa. Em alguns casos, sistemas de ar condicionado também são bem eficientes nesse sentido, desde que você se lembre de substituir o filtro com frequência.
Se você precisar se locomover para algum canto com seu carro, aproveite para ligar o botão de recirculação de ar no painel do veículo. Como o próprio nome diz, esse sistema faz o ar já filtrado dentro do carro continuar circulando, em vez de puxar ar novo e poluído de fora.
(Fonte: GettyImages)
Para quem tem essa possibilidade, uma saída para não correr qualquer risco com o ar poluído é sair do foco do problema por algum tempo. Sobretudo para quem pode trabalhar remotamente, pense em viajar para alguma cidade mais afastada e onde você saiba que a qualidade do ar está melhor.
Definitivamente, essa não é uma solução permanente, mas pode te salvar de correr sérios riscos e trazer um pouco de paz por algum tempo.
(Fonte: GettyImages)
Apesar de todas as dicas que demos anteriormente, nem todas as pessoas do mundo possuem a liberdade de se desprender dos seus afazeres diários e inevitavelmente precisarão colocar os pés nas ruas. Então, qual a melhor saída para esse cenário?
Se teve uma coisa que a pandemia de covid-19 nos ensinou, é que o uso de máscaras pode trazer uma enorme segurança sanitária para o nosso sistema respiratório. Portanto, não tenha medo de proteger e cubra bem sua boca e nariz para não inspirar todo esse ar poluído!