Moscas que presenciam morte envelhecem mais rápido, diz estudo

20/06/2023 às 02:002 min de leitura

Um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que moscas-das-frutas expostas aos cadáveres de outras moscas de sua espécie tendem a envelhecer mais velozmente, morrer mais rapidamente e até mesmo serem evitadas por outras moscas.

Na visão dos cientistas, tal descoberta pode ajudar a revelar como a percepção de um animal pode influenciar sua saúde física. Inicialmente, o intuito dos estudiosos era descobrir se as moscas-das-frutas desenvolviam imunidade aumentada após entrarem em contato com moscas doentes. No entanto, a pesquisa acabou trazendo dados surpreendentes. Entenda mais sobre o caso!

Morte das moscas

Ao perceberem que a morte de uma mosca tinha uma influência muito maior na vida de outros indivíduos de sua espécie do que anteriormente era entendido, os pesquisadores não tiveram dúvidas ao mudar o tema central do seu artigo. “Nosso laboratório há muito se interessa em saber como o cérebro controla o envelhecimento”, afirmou o biólogo da Universidade de Michigan Scott Pletcher ao The New York Times.

Para iniciar o experimento, os cientistas decidiram matar um grupo de moscas-das-frutas de come e posteriormente coletaram seus corpos. “Há um lugar muito especial no inferno das moscas para mim”, ironizou o autor do estudo, Christi Gendron. Após essa etapa, os cadáveres foram expostos à moscas-das-frutas vivas, que tiveram suas funções cerebrais registradas em laboratório.

De acordo com o documento publicado na revista PLOS Biology, a equipe registrou neurônios específicos ativados no cérebro das moscas ao verem outros membros de sua espécie mortos. A atividade no corpo elipsoide foi a que mais aumentou, que é uma parte do cérebro que processa qualquer informação visual.

Interpretando os dados

Como próximo passo, os pesquisadores optaram por usar corante fluorescente para isolar os neurônios específicos envolvidos no processamento da morte por parte das moscas-das-frutas vivas. Quando esses neurônios eram disparados durante a exposição à morte, as moscas perdiam gordura armazenada e morriam mais cedo do que deveriam.

Para deixar a análise ainda mais interessante, essas moscas expostas também ficaram "marcadas" fisicamente, sendo evitadas por outros membros de sua espécie — como se elas fossem um presságio da morte. Quando esses mesmos neurônios foram desativados em laboratório, a visão das moscas-das-frutas mortas não afetou o tempo de vida de outras moscas.

Na visão dos estudiosos, é possível que o fato de ver moscas-das-frutas mortas encoraje outras moscas a se reproduzirem mais rapidamente, o que encurtaria sua vida útil em prol do sucesso da espécie. O próximo passo desse teste é experimentar o impacto das interações sociais na expectativa de vida desses insetos.

Enquanto o planejamento não progride, a ideia é que os novos estudos nos aproximem da compreensão do impacto da percepção dos animais na sua saúde física e na longevidade, o que também poderia nos trazer uma visão sobre como esses mesmos fatores afetam os seres humanos.