Espada da Idade do Bronze que parece 'nova' é encontrada na Alemanha

20/06/2023 às 06:302 min de leitura

Enquanto exploravam o túmulo coletivo na cidade de Nördlingen, na Baviera, um grupo de arqueólogos alemães fizeram uma descoberta surpreendente: eles desenterraram uma espada datada para a Idade do Bronze. O artefato foi encontrado em condições tão boas que ainda brilhava. 

Com cerca de 3 mil anos, o objeto foi enterrada junto de um homem, de uma mulher e uma criança. Embora seja sabido que o trio foi enterrado em rápida sucessão, os pesquisadores não sabem ao certo se eles eram parentes um dos outros. Entenda mais sobre essa curiosa história nos próximos parágrafos!

Espada raríssima

(Fonte: Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera/Divulgação)(Fonte: Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera/Divulgação)

Em comunicado oficial produzido pelo Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera na última quarta-feira (14), as autoridades se mostraram espantadas com o estado no qual a espada foi encontrada. Outro fato curioso é que a arma possui um punho octogonal ornamentado feito de bronze.

O metal, no entanto, adquiriu uma coloração esverdeada com o passar dos anos — tendo em mente que ele oxida quando é exposto ao ar e à água por períodos prolongados. Acredita-se que o artefato tenha sido criado no final do século XIV a.C., o que o tornaria ainda mais raro.

A descoberta de espadas desta época e região não costumam acontecer com frequência, uma vez que muitos túmulos da Idade do Bronze foram saqueados ao longo dos milênios e muitas relíquias se perderam ou foram derretidas pelos saqueadores. 

Função da espada

(Fonte: Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera/Divulgação)(Fonte: Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera/Divulgação)

Conforme foi explicado pelos pesquisadores alemães, apenas ferreiros muito habilidosos eram capazes de fazer espadas octogonais naquela época. O cabo, que possui dois rebites, foi moldado sobre a lâmina em uma técnica chamada de "fundição por sobreposição". Mesmo assim, a lâmina não apresenta qualquer sinal de corte ou desgaste — algo bem surpreendente pela sua idade.

Isso sugere que o artefato foi criado para propósitos cerimoniais ou simbólicos, relataram os estudiosos. De todo modo, ainda existe a possibilidade dessa espada ter servido como uma arma ativa em algum momento, tendo em mente que seu centro de gravidade na extremidade frontal da lâmina sugere que ela é bastante eficiente para cortar oponentes.

História do artefato

(Fonte: Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera/Divulgação)(Fonte: Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera/Divulgação)

Segundo o estudo, existem duas áreas de fabricação de espadas octogonais na Alemanha toda. Uma delas fica no sul do país, enquanto a outra está localizada na divisa entre Alemanha e Dinamarca. O comunicado, porém, afirma que os pesquisadores ainda não têm ideia de onde a espada recém-descoberta foi criada. 

"A espada e o enterro ainda precisam ser examinados para que nossos arqueólogos possam classificar esse achado com mais precisão", declarou Mathias Pfeil, chefe do Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera. Com essas informações em mãos, os arqueólogos poderão ter uma visão mais ampla sobre qual a representatividade do artefato encontrado. 

Independente da situação, somente o fato da espada ter sido encontrada em um estado impecável é algo completamente raro e motivo de orgulho para a humanidade, que a cada dia mais consegue remontar a vida de nossos antepassados. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: