Ciência
05/03/2023 às 08:00•2 min de leitura
Castelos são atrações turísticas populares em todos os lugares do mundo. Presentes em quase todos os países, eles serviram — e servem — como moradia para nobres, além de também poderem ser usados como edifícios de defesa.
De maneira geral, eles costumam guardar uma parte importante da história dos países, o que faz com que muitos sejam tombados como patrimônios culturais e históricos. Abaixo você pode conhecer alguns dos castelos mais peculiares e incomuns já construídos na história do mundo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Localizado a 3.700 metros de altitude, o Palácio de Potala foi a residência dos Dalai Lamas por três séculos. Ele está localizado na cidade de Lassa, no Tibete, e em 1994 foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO — atualmente ele funciona como um museu estadual da China.
Diferente da maioria dos castelos, o Palácio de Potala foi construído na encosta de um morro, no centro de um vale. Dentro do complexo que compõe o castelo, está localizado o Palácio Vermelho, famoso por suas capelas, santuários e salões, com decorações ricas em joias, pinturas e ornamentos elegantes.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Com um visual bastante chamativo, o Palácio da Pena é o primeiro castelo construído com elementos do Romantismo arquitetônico do século XIX — sua atual construção foi concluída cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, na Baviera.
Seu complexo conta com uma capela, um chalé, um terraço, além de diversos aposentos usados pela realeza desde o século XV. Em 1755, uma boa parte da sua estrutura foi destruída durante um terremoto, sendo reconstruída somente em 1838, quando o rei Fernando II adquiriu as ruínas e o deixou como está atualmente
(Fonte: Wikimedia Commons)
O Palácio do Lago é uma construção que chama a atenção por parecer que está flutuando na água. Ele foi construído no Lago Pichola, no noroeste da Índia, entre 1743 e 1746.
Durante quase dois séculos, ele foi usado como residência de verão de governantes da Índia, até que na década de 1960 ele foi transformado em um hotel de luxo — e permanece assim até os dias atuais. Ele também já foi usado como locação para diversos filmes, como 007 contra Octopussy (1983).
(Fonte: Wikimedia Commons)
Escondido entre a encosta de uma montanha e uma caverna, está o Castelo Predjama. Construído no estilo arquitetônico gótico, o castelo foi feito em um local estratégico durante o século XIII para dificultar o acesso de invasores.
A maior parte da sua estrutura foi feita a partir das rochas da montanha, por isso ele também é bastante úmido e frio por dentro. Uma estratégia utilizada para dissipar o calor, foi construir fornalhas na rocha, para tentar manter temperatura mais confortável, principalmente durante os rigorosos invernos da Eslovênia.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Localizado na costa norte da Colômbia, o Castelo de San Felipe é, na verdade, uma fortaleza militar construída pelos espanhóis em 1536 para defender a área dos piratas franceses e ingleses. Ele está no topo de uma colina, para permitir uma melhor visualização da área ao redor.
Apesar de parecer pequeno, a maior parte da sua estrutura está abaixo do solo, onde mais de 600 metros de túneis serviram para abrigar militares que poderiam se preparar para possíveis invasões inimigas.