Cabelos cacheados ajudaram na evolução humana, revela estudo

29/06/2023 às 10:002 min de leitura

Cabelos existem nos mais diversos estilos e formatos, funcionando literalmente como uma forma de identidade para muitas pessoas. Entretanto, em um determinado momento da evolução humana, uma das variedades funcionou com uma vantagem evolutiva: os cabelos cacheados.

Essa comprovação ganhou a atenção do mundo após a publicação de um estudo divulgado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, onde foi mencionado que os cabelos cacheados podem ter ajudado nossos ancestrais a evitar que seus cérebros acabassem superaquecendo por conta dos raios solares.

"O cérebro é um órgão grande e muito sensível ao calor, e que também gera muito calor. Portanto, concluímos que, evolutivamente, isso poderia ser importante, especialmente em um período em que o tamanho do cérebro da nossa espécie cresceu", comentou Tina Lasisi, pesquisadora de pós-doutorado em antropologia biológica na Universidade Estadual da Pensilvânia, dos Estados Unidos.

Cabelos cacheados foram um marco importante na evolução humana. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Cabelos cacheados foram um marco importante na evolução humana. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Comprovação por meio de estudo

Para comprovar essa teoria, Lasisi e seus colegas fizeram uma experiência utilizando um "manequim térmico" com perucas de estilos diferentes para compreender como os cabelos cacheados podem ter auxiliado nossos ancestrais no processo evolutivo.

O manequim em questão foi aquecido à temperatura corporal de 35 graus e depois colocado numa câmara climatizada com um túnel de vento, o que ajudou os pesquisadores a entender a quantidade de calor transferida entre a pele e o ambiente.

No próximo passo, o time usou três perucas feitas de cabelo humano preto, sendo uma lisa, uma moderadamente cacheada e outra predominantemente encaracolada, além de considerar uma cabeça "careca". A cada peruca testada, eles puderem observar elementos como a perda de calor em diferentes modalidades de vento após molhar os fios de cabelo.

Após utilizar a água para simular a transpiração do corpo humano, foi criado um modelo de perda de calor para simular condições da África equatorial (ponto em que provavelmente os primeiros hominídeos evoluíram) e detectar que, das três possibilidades, a peruca com cabelos cacheados ofereceu mais proteção e diminuiu a necessidade de suar.

"O cabelo do couro cabeludo é um possível mecanismo passivo que nos poupa do custo fisiológico da transpiração. Ela não é gratuita, você perde água e eletrólitos. E, para nossos ancestrais hominídeos, isso pode ter sido importante", continuou a pesquisadora.

Seleção natural

Outro ponto indicado pelo estudo é que, apesar de os manequins não serem o modelo que adapta de maneira eficaz a fisiologia humana, outros estudos baseados em modelos próximos a esse podem ajudar a entender quando os diferentes tipos de cabelo evoluíram e os motivos que levaram a isso.

"Talvez, quando tivemos esses cérebros maiores, também tivemos todas essas adaptações culturais para evitar o superaquecimento, como melhores fontes de água. E, nesse momento, talvez não houvesse tanta pressão seletiva para os cabelos cacheados", concluiu Lasisi.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: