Quokka: conheça o animal silvestre mais feliz do mundo

02/08/2023 às 12:002 min de leitura

Você já viu um animal feliz? Provavelmente, a primeira imagem que surge na sua cabeça é a de um cachorro brincando alegremente na lama ou algo do tipo. Porém, na vida selvagem, nem uma outra criatura supera os níveis de felicidade do quokka, um pequeno marsupial oriundo do sudoeste da Austrália.

Essas belíssimas criaturas de sorriso cativante possuem o tamanho de um gato doméstico e literalmente foram apelidadas de "animais mais felizes do mundo". Porém, qual o motivo deles serem tão alegres e terem ficados com essa fama? Para saber mais, preste bem atenção nos próximos parágrafos!

Medindo alegria

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Obviamente, ainda não existe nenhuma pesquisa formal que consiga decidir qual realmente é o animal silvestre mais feliz do mundo. Contudo, se elas existissem, não existem dúvidas de que os quokkas estariam no topo. E qual o motivo dessa crença toda? Essas pequeninas bolas de pelo naturais da remota Ilha Rottnest ficaram famosos por serem bastante curiosos e por sempre exibirem expressões de felicidade.

Basta ver uma foto para achar que eles estão sempre sorrindo. E se isso tudo não fosse fofo o suficiente, os quokkas têm pelo marrom-acinzentado bastante macio, grandes narizes pretos e orelhas arredondadas — o que faz com que eles pareçam verdadeiros brinquedos de pelúcia vivos.

Assim como seus primos cangurus, as mamães quokkas também carregam seus filhotes dentro de suas bolsas. A espécie passou a ser chamada de "a mais feliz do mundo" desde o começo da década de 2010, mas ficou realmente famosa após uma postagem no Instagram de 2019, feita pelo ator australiano Chris Hemsworth. 

Espécie amigável

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em termos científicos, pesquisadores acreditam que a "felicidade" dos quokkas pode ter muito mais a ver com sua estrutura facial do que com o que estão realmente sentindo. Porém, o adorável sorriso desses marsupiais faz você acreditar fielmente que é impossível a infelicidade da espécie.

Além disso, essa é uma espécie bastante amigável e curiosa. Na Ilha Rottnest, onde a maioria dos espécimes vivos estão concentrados, eles costumam circular entre as pessoas e nunca se sentem intimidados. Logo, não é nada comum ver um quokka nessa parte do mundo pulando de alegria até que você forneça a atenção que ele deseja.

Para quem decidir procurar na internet, outro aspecto bastante comum dos quokkas é aparecer espontaneamente na selfie de algum turista, gostando muito de serem acariciados. Porém, é preciso ressaltar que eles não são animais de estimação e muito provavelmente nunca serão.

A espécie é protegida pelas autoridades australianas, uma vez que eles foram quase extintos no século XX. Nesse período histórico, os quokkas eram altamente caçados por predadores como dingos e raposas. Desde então, eles estão classificados como "vulneráveis" na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Ao todo, estima-se que sua população total é de 15 mil espécimes, sendo que 12 mil quokkas estão na Ilha Rottnest.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: