
Estilo de vida
14/08/2023 às 09:00•2 min de leitura
Na mágica terra da Islândia, um vulcão recém-nascido está roubando a cena, pintando os céus com explosões de metano e torcendo a atmosfera em tornados dançantes. Sim, você leu certo – um vulcão "bebê" decidiu vir à tona com um show explosivo de rochas derretidas que está deixando todos impressionados.
O astro do momento é o Litli-Hrútur, que em português significa "Pequeno Carneiro". Ele nasceu por meio de uma fissura de 2,7 quilômetros de extensão surgida no solo islandês em junho. Localizado na Península de Reykjanes, o vulcão tem expelido uma boa quantidade de lava que está escorrendo até um pequeno vale.
O Litli-Hrútur vem assustando as pessoas por causa de alguns fenômenos interessantes, como estouros super barulhentos e até mesmo a formação de tornados. Mas como tudo isso é possível?
Litli-Hrútur causa explosões bastante barulhentas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)
O segredo está na dança entre a rocha derretida e os elementos atmosféricos. Os estrondos ouvidos são os bolsões de gás metano dentro da lava explodindo como fogos de artifício naturais. Isso acontece porque, quando uma lava é expelida, ela acaba fluindo sobre uma determinada vegetação e, por essa vegetação não queimar por completo, acaba gerando gás metano.
Agora, basta imaginar bolhas de gás metano se misturando com oxigênio e resultando em uma combinação altamente inflamável. Quando uma faísca encontra essa mistura, "cabum"! Explosões fascinantes — e extremamente perigosas — estão garantidas.
Segundo os pesquisadores, a quantidade de magma que estava abaixo do solo e gerou o rompimento da crosta terrestre era suficiente para encher 5 mil piscinas olímpicas. Logo, o show de explosões do Litli-Hrútur estava garantido.
Claro, como em qualquer grande show, existem riscos envolvidos. As autoridades estão atentas, alertando os mais aventureiros a manterem uma distância segura dessa festa vulcânica. O gás metano e a lava incandescente podem ser perigosos para quem se aproximar muito. É a natureza em seu estado mais bruto, mostrando que sua beleza esconde um lado ardente e imprevisível.
Tornado surge de um vulcão "bebê". (Fonte: Martin Sanchez/YouTube / Divulgação)
Sim, você não está assistindo a um filme de ficção científica, é a vida real. O Litli-Hrútur foi capaz de gerar um tornado que dançou sobre o terrento islandês. Mas como?
Bem, é uma combinação de fatores que fazem esse vulcão em particular se destacar. A junção entre os elementos meteorológicos e geológicos cria um palco perfeito para esse espetáculo.
A magia acontece quando a rocha derretida escaldante aquece o ar acima dela. O ar mais quente sobe, criando um turbilhão vertical que se transforma em um tornado. É como se a natureza estivesse mostrando sua coreografia mais espetacular e imprevisível.
Segundo os cientistas, esse vulcão "bebê" está apenas começando sua "carreira", devendo ter uma vida bastante duradoura e, provavelmente, bastante explosiva.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.