Bebê perigoso: novo vulcão islandês gera explosões e até tornados

14/08/2023 às 09:002 min de leitura

Na mágica terra da Islândia, um vulcão recém-nascido está roubando a cena, pintando os céus com explosões de metano e torcendo a atmosfera em tornados dançantes. Sim, você leu certo – um vulcão "bebê" decidiu vir à tona com um show explosivo de rochas derretidas que está deixando todos impressionados.

O astro do momento é o Litli-Hrútur, que em português significa "Pequeno Carneiro". Ele nasceu por meio de uma fissura de 2,7 quilômetros de extensão surgida no solo islandês em junho. Localizado na Península de Reykjanes, o vulcão tem expelido uma boa quantidade de lava que está escorrendo até um pequeno vale.

O Litli-Hrútur vem assustando as pessoas por causa de alguns fenômenos interessantes, como estouros super barulhentos e até mesmo a formação de tornados. Mas como tudo isso é possível?

Som e fúria

Litli-Hrútur causa explosões bastante barulhentas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Litli-Hrútur causa explosões bastante barulhentas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

O segredo está na dança entre a rocha derretida e os elementos atmosféricos. Os estrondos ouvidos são os bolsões de gás metano dentro da lava explodindo como fogos de artifício naturais. Isso acontece porque, quando uma lava é expelida, ela acaba fluindo sobre uma determinada vegetação e, por essa vegetação não queimar por completo, acaba gerando gás metano.

Agora, basta imaginar bolhas de gás metano se misturando com oxigênio e resultando em uma combinação altamente inflamável. Quando uma faísca encontra essa mistura, "cabum"! Explosões fascinantes — e extremamente perigosas — estão garantidas.

Segundo os pesquisadores, a quantidade de magma que estava abaixo do solo e gerou o rompimento da crosta terrestre era suficiente para encher 5 mil piscinas olímpicas. Logo, o show de explosões do Litli-Hrútur estava garantido.

Claro, como em qualquer grande show, existem riscos envolvidos. As autoridades estão atentas, alertando os mais aventureiros a manterem uma distância segura dessa festa vulcânica. O gás metano e a lava incandescente podem ser perigosos para quem se aproximar muito. É a natureza em seu estado mais bruto, mostrando que sua beleza esconde um lado ardente e imprevisível.

Um tornado?

Tornado surge de um vulcão "bebê". (Fonte: Martin Sanchez/YouTube / Divulgação)Tornado surge de um vulcão "bebê". (Fonte: Martin Sanchez/YouTube / Divulgação)

Sim, você não está assistindo a um filme de ficção científica, é a vida real. O Litli-Hrútur foi capaz de gerar um tornado que dançou sobre o terrento islandês. Mas como?

Bem, é uma combinação de fatores que fazem esse vulcão em particular se destacar. A junção entre os elementos meteorológicos e geológicos cria um palco perfeito para esse espetáculo.

A magia acontece quando a rocha derretida escaldante aquece o ar acima dela. O ar mais quente sobe, criando um turbilhão vertical que se transforma em um tornado. É como se a natureza estivesse mostrando sua coreografia mais espetacular e imprevisível.

Segundo os cientistas, esse vulcão "bebê" está apenas começando sua "carreira", devendo ter uma vida bastante duradoura e, provavelmente, bastante explosiva.