Erupção vulcânica pode ter causado a Era da 'Terra bola de neve' há 700 milhões de anos

06/08/2023 às 06:002 min de leitura

Uma erupção vulcânica colossal, que lançou lava suficiente para cobrir uma área três vezes maior que o estado do Texas, pode ter desencadeado um dos períodos mais frios da história da Terra há cerca de 717 milhões de anos, segundo um novo estudo.

Os pesquisadores analisaram amostras de rochas antigas encontradas na região de Mackenzie, no noroeste do Canadá, que são os restos de uma das maiores províncias ígneas do mundo. Essas formações geológicas são o resultado de grandes quantidades de lava solidificada que se espalharam por vastas extensões de terra ou oceano.

Impacto climático de uma erupção rápida e intensa

A pesquisa, publicada na revista Nature Communications, revelou que a erupção ocorreu em um intervalo de tempo muito curto, entre 1 e 2 milhões de anos, o que pode parecer muito para humanos, mas é um tempo insignificante para um planeta. Isso significa que a liberação de gases vulcânicos, como dióxido de carbono e enxofre, foi muito rápida e intensa, alterando o clima global.

Os autores sugerem que o aumento do dióxido de carbono na atmosfera causou um forte efeito estufa, aquecendo o planeta. No entanto, esse acontecimento também provocou o derretimento das calotas polares e o aumento do fluxo de água doce nos oceanos. Essa água doce reduziu a salinidade e a densidade das águas superficiais, dificultando sua mistura com as águas profundas.

Como resultado, o transporte de calor dos trópicos para os polos diminuiu, e as regiões polares começaram a esfriar. Além disso, o enxofre liberado pelos vulcões formou partículas na atmosfera que refletiram parte da radiação solar, contribuindo para o resfriamento.

A Terra bola de neve: um mistério geológico

Esses fatores combinados podem ter levado à formação de uma camada de gelo global, conhecida como "Terra bola de neve", que durou cerca de 100 milhões de anos. Nesse cenário, quase toda a superfície do planeta ficou coberta por gelo, exceto algumas regiões equatoriais.

Este evento é considerado um dos mais extremos e misteriosos da história geológica do planeta. Os cientistas ainda não sabem exatamente como ele começou e terminou, nem quais foram suas consequências para a evolução da vida.

O novo estudo fornece mais evidências de que as erupções vulcânicas em larga escala podem ter sido um dos gatilhos para esse fenômeno. No entanto, os pesquisadores reconhecem que ainda há muitas incertezas e que são necessários mais investigações para confirmar essa hipótese.