Artigo científico para crianças explica como os dentes se protegem

25/08/2023 às 12:002 min de leitura

Uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP publicou um artigo na revista científica Frontiers for Young Minds — escrita por cientistas e revisado por crianças e adolescentes de 8 a 15 anos — no qual explica “o poder transformador das células-tronco pulpares”. Essas unidades regenerativas existem dentro dos próprios dentes.

De acordo com o artigo, quando as cáries causadas por bactérias devoradoras de doces e alimentos ricos em carboidratos se instalam em nossas bocas, "os dentes criam uma espécie de barreira dura dentro de si", para se proteger delas. Chamada de reparação dentária, essa proteção ocorre de dentro do dente para fora, para regenerar as paredes destruídas pelas cáries.

Agora, os cientistas estão tentando imitar esse processo, trabalhando em laboratório com células dentárias de dentes doados para pesquisa (em sua maioria dentes de leite, que caem naturalmente). A expectativa é a elaboração de terapias regenerativas que possam ajudar os dentes a se restaurarem sozinhos.

Como os dentes se regeneram?

(Fonte: Frontiers for Young Minds)(Fonte: Frontiers for Young Minds)

O artigo explica que "existem milhões de bactérias que vivem dentro da boca", mas não entram nos dentes. Mas, se não os escovarmos, esses microrganismos irão se alimentar dos restos de comida que ficam grudados nos dentes, e produzirão ácido. Essa substância de sabor azedo pode eventualmente perfurar o esmalte, uma duríssima camada protetora, permitindo que as bactérias invadam o dente.

A boa notícia descoberta pelos cientistas é que, para evitar essa invasão que causa infecção e dor, existem determinadas células na polpa (parte mais interna) dos dentes que podem formar novas estruturas dentárias. São as chamadas células-tronco

O "poder" dessas células-tronco, que também podem ser encontradas na medula óssea e no tecido adiposo, pode ser ativado na regeneração dos dentes, segundo os pesquisadores, sempre que as bactérias invasoras atacam a barreira do esmalte

Trabalhando com as células-tronco dos dentes em laboratório

(Fonte: Frontiers for Young Minds)(Fonte: Frontiers for Young Minds)

O coordenador do grupo, professor Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, explica à Agência Fapesp que “O artigo mostra métodos de imagem que o cirurgião-dentista pode utilizar para avaliar a neoformação tecidual no consultório e os métodos usados na investigação em laboratório".

A barreira protetora criada naturalmente pelos dentes para se protegerem pode ser vista pelos dentistas em radiografias, e é formada mesmo depois que o profissional remove a cárie. As células-tronco são encontradas tanto nos dentes permanentes/adultos quanto nos dentes de leite. Após doados, esses dentes são colocados em líquido com nutrientes destinados a manter vivas as células do interior do dente.

As investigações em dentes de leite mostraram que "essas células-tronco podem se multiplicar e se transformar em muitos outros tipos de células, como coração, fígado, osso, músculo e vários outros tipos”. Ou seja, além de regeneraram dentes, elas podem ser usadas na reparação de tecidos de outros órgãos.