Ancestral do humano teria vindo da Europa e não da África, sugere estudo controverso

01/09/2023 às 10:002 min de leitura

Há muito tempo é consenso que os ancestrais da humanidade vieram da região que chamamos de continente africano. Porém, a história pode ser um pouco diferente: nossos parentes milenares podem ter surgido na Europa.

Pelo menos é isto o que afirma um estudo recente, que revelou a descoberta de um esqueleto de primata que teria vivido na região da Anatólia, na Turquia, área que faz fronteira com a Ásia, há cerca de 8,7 milhões de anos.

Primata ancestral do ser-humano pode ter vindo da Europa

A descoberta recente do esqueleto de um parente distante dos hominídeos — denominação dada ao grupo que inclui humanos, orangotangos, chimpanzés, gorilas e bonobos — na Turquia sugere que nossos mais longínquos ancestrais conhecidos não seriam originários da África, como se pensava até então. O estudo sugere que originalmente o primata teria vivido na região da Europa e migrado para o continente africano entre 7 milhões e 9 milhões de anos atrás.

Escavação na Turquia encontrou nova espécie de primata que seria ancestral dos hominídeos como humanos e chimpanzés (Fonte: Ayla Sevim-Erol/Universidade de Toronto)Escavação na Turquia encontrou nova espécie de primata que seria ancestral dos hominídeos como humanos e chimpanzés (Fonte: Ayla Sevim-Erol/Universidade de Toronto)

Com a publicação da pesquisa, muitos cientistas agora parecem estar inclinados a acreditar que o ancestral original do ser-humano teria mesmo origem europeia, o que na verdade não desqualifica as informações conhecidas até então. Isto porque a nova espécie, batizada Anadoluvius turkae (em homenagem à Anatólia e à Turquia), seria na verdade o ancestral europeu do nosso ancestral africano.

Falando ao Live Science, David Begun explicou um pouco mais sobre a descoberta do A. turkae. O paleoantropólogo da Universidade de Toronto e coautor do estudo afirmou que a espécie recém-descoberta seria um ancestral em comum dos hominídeos, e não um ancestral direto do ser-humano. Sendo assim, o que sabemos sobre a origem dos hominídeos na África não é de forma alguma desconsiderada.

Ancestral do nosso ancestral

Begun clarifica que, embora esta nova espécie de primata tenha sido descoberta na Europa, a maior parte da história da evolução do ser-humano deve mesmo ter ocorrido em território africano. "É muito mais provável que as linhagens dos chimpanzés e dos humanos tenham divergido entre si na África", afirmou o estudioso ao site.

Sendo assim, o Anadoluvius turkae seria basicamente um ancestral do nosso ancestral. O fóssil encontrado pelo time de Begun estima que o primata pesaria entre 50 quilogramas e 60 kg, peso equivalente ao de um chimpanzé macho de grande porte.

Descoberta de fóssil de 8,7 milhões de anos na Turquia sugere que ancestrais dos hominídeos teria surgido na Europa (Fonte: David Begun/Universidade de Toronto)Descoberta de fóssil de 8,7 milhões de anos na Turquia sugere que ancestrais dos hominídeos teria surgido na Europa (Fonte: David Begun/Universidade de Toronto)

Apesar da publicação do estudo sugerir que o ancestral dos nossos parentes distantes tenha tido origem na Europa, nem toda a comunidade científica parece estar no mesmo barco. Também em conversa com o Live Science, o cientista Christopher Gilbert não descartou a possibilidade, mas também levantou outros questionamentos.

Gilbert, paleoantropólogo na Faculdade Hunter da Univesidade de Nova York, levanta a possibilidade de que primatas podem ter migrado de uma região para a outra, mas que isto não necessariamente bate o martelo sobre sua real origem. Para ele, grandes primatas como A. turkae podem sim ter saído da Europa em direção à África, mas que o oposto também pode ter acontecido, com a espécie deixando o território africano em direção ao europeu.

Mais estudos e pesquisas ainda serão necessários para que se chegue a um consenso, mas de qualquer forma a descoberta do Anadoluvius turkae é muito importante para que possamos entender melhor a origem e a história da humanidade no nosso planeta.