Novo tratamento permite que você coma livremente sem ganhar peso

16/09/2023 às 07:002 min de leitura

Um estudo realizado por cientistas sul-coreanos e divulgado recentemente na revista Nature Metabolism pode ser um dos maiores avanços no combate à obesidade, doença que angustia mais de um bilhão de pessoas no mundo. Com uma nova droga em fase de testes e percepções sobre a regulação do metabolismo da gordura, eles conseguiram que ratos perdessem peso sem recorrer a restrições alimentares.

Se os mesmos efeitos observados em ratos de laboratório puderem ser replicados em seres humanos, estaremos diante de uma terapia inédita que permitirá às pessoas regularem o seu peso corporal sem qualquer tipo de dieta ou restrição alimentar. Se os efeitos do chamado KDS2010 forem confirmados, ele provavelmente será o medicamento mais vendido de todos os tempos.

A forma como o nosso corpo regula o delicado equilíbrio entre ingestão de alimentos e gasto energético é regulada pelo hipotálamo no cérebro. Embora se saiba que a área hipotalâmica lateral envia sinais para as reservas do tecido adiposo, como isso acontece continua um mistério.

Como os cientistas descobriram quais neurônios regulam as gorduras?

(Fonte: Institute for Basic Science/Moonsun Sa/Reprodução)(Fonte: Institute for Basic Science/Moonsun Sa/Reprodução)

Os pesquisadores descobriram que camundongos machos com obesidade induzida por dieta apresentavam uma desaceleração nos neurônios positivos para o gene GABRA5 na LHA. Como essas células têm um importante papel regulador na quantidade de gordura que acumulamos, os cientistas decidiram inibi-las quimiogeneticamente para ver o que aconteceria.

O resultado foi especialmente pesado para os ratos, pois, como o seu tecido adiposo começou a usar menos energia, eles ficaram ainda mais gordos. A partir daí, os pesquisadores resolveram "virar a chave" e buscar uma forma de induzir o efeito contrário, desta vez ativando os neurônios GABRA5 para funcionarem como um seletor de regulação da gordura corporal.

Para felicidade da equipe, esse inibidor existe na própria área hipotalâmica lateral: trata-se de uma célula cerebral chamada astrócito. Essas células não neuronais em forma de estrela conseguem expressar uma enzima que libera ácido gama-aminobutírico (GABA) que consegue inibir a ação do GABRA5, aquele "vilão" que estimula o acúmulo da gordura corporal.

Enfim, o medicamento que induz a perda de peso sem regime

A estratégia para a inibição do GABRAS5 era interromper a ação de uma enzima produzida pelos astrócitos: a chamada monoamina oxidase B, ou MAO-B.

A boa notícia é que a empresa de biotecnologia Neurobiogen está trabalhando, desde 2019, justamente em um medicamento conhecido provisoriamente como KDS2010, que é um inibidor seletivo e reversível da enzima.

Na fase 1 dos testes clínicos, a droga foi administrada a camundongos gordos. Os resultados mostraram que os ratos conseguiram "perder peso sem restringir a ingestão de alimentos ou cortar gorduras".