Humanos já ultrapassaram 6 dos 9 limites que mantêm a Terra habitável, diz estudo

21/09/2023 às 13:002 min de leitura

Os humanos estão ameaçando a saúde do mundo mais do que nunca. Segundo novo estudo, publicado na revista Science Advances, as atividades humanas fizeram com que a Terra ultrapassasse seis dos nove limites necessários para manter o planeta saudável — o que está empurrando o meio ambiente "para fora do espaço operacional seguro para a humanidade".

Conforme o artigo, a capacidade do nosso mundo em sustentar a sociedade humana depende absolutamente de nove "fronteiras planetárias" primárias, que são indicadores-chave da sua saúde.

Sinal de alerta ligado

Conforme os pesquisadores explicam, os seis limites ultrapassados pelos humanos até agora foram: alterações climáticas, integridade da biosfera, disponibilidade de água doce, utilização do solo, poluição de nutrientes e novas entidades — a poluição provocada pelo homem, como microplásticos e resíduos radioativos.

Apenas as categorias de acidificação dos oceanos, poluição atmosférica e destruição da camada de ozônio permanecem dentro das restrições impostas. Esses limites não são "pontos de quebra" dos quais é impossível retornar, mas oferecem uma nova visão sobre como estamos lidando com o ambiente e sinalizam o impacto dos seres humanos no mundo.

"Cruzar seis dos nove limites não é garantia de desastre. É um alerta; é como sua pressão arterial. Se a sua pressão arterial estiver [elevada], isso não significa necessariamente que você terá um ataque cardíaco. Mas isso indica que o risco é muito alto", destacou Katherine Richardson, principal autora do estudo e cientista de sistemas terrestres na Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Previsões para o futuro

A investigação foi baseada em outros 2 mil estudos que falam sobre a saúde da Terra. Na visão dos pesquisadores, o mais preocupante até agora é que todas as quatro fronteiras biológicas, que abrangem os seres vivos, já estão nos níveis mais perigosos já vistos ou perto deles.

O estudo também enfatiza que esses nove fatores estão profundamente interligados. Nas simulações feitas em laboratório, minar um fator como o clima também colaborou para prejudicar todos os outros, como a biodiversidade. No entanto, o fortalecimento de apenas um dos tópicos também ajudou todos os outros.

Por exemplo, limpar a terra e devolver as florestas aos níveis do final do século XX já armazenaria mais dióxido de carbono, que provoca o aquecimento do planeta, ajudando a enfrentar as alterações climáticas. Os cientistas definiram pela primeira vez os limites planetários em 2009, época em que três deles já tinham sido ultrapassados.

A última atualização, feita neste ano, é a primeira a definir limites numéricos para todos os fatores, uma vez que certas métricas eram anteriormente indefinidas. Por fim, os pesquisadores concluem que os dados atuais mostram um cenário bastante crítico para o futuro — resultado de anos de descuido com a Terra. Porém, a única solução em busca do sucesso e de nossa sobrevivência é se todos coordenarem ações que visam salvar o meio ambiente.